Docentes da UFS aceitam contraproposta do Fórum dos Servidores Públicos | F5 News - Sergipe Atualizado

Docentes da UFS aceitam contraproposta do Fórum dos Servidores Públicos
Cotidiano 05/08/2015 15h52


Durante a Assembleia de hoje (05), os docentes da UFS aceitaram a contraproposta do Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPF) a ser apresentada ao governo, com apenas três abstenções. A deliberação da assembleia será levada ao ANDES-SN para compor o quadro das decisões nacionais.

A contraproposta prevê reajuste linear de 19,7% em uma única parcela para 2016. O cálculo feito levou em consideração a inflação acumulada desde 1º de julho de 2010 até junho de 2015 (data do último índice de inflação real), descontando o reajuste de 15,8% concedido no acordo de 2012, em três parcelas, para algumas entidades dos SPF.

Porém, conforme ficou claro na assembleia através dos depoimentos, a pauta de reivindicação docente não se resume a reajuste salarial. A categoria entende que a contraproposta é o primeiro passo na negociação com o governo, e que deve estar atrelada à concretização dos demais pontos de pauta dos SPF, entre eles reestruturação da carreira, isonomia nos auxílios e a autonomia universitária. Inclusive, o pré-requisito do governo para continuar a negociação setorial das categorias é a resposta à primeira proposta de reajuste salarial.

Além da pauta nacional, os docentes lutam pela concretização das reivindicações locais, que independem da negociação nacional dos SPF e do sindicato nacional. Problemas urgentes dentro da universidade, como o início do processo da revisão do Estatuto da UFS, a revogação da EBSERH e a resolução dos problemas de segurança nos campi, são os eixos principais da pauta local.

Nesse sentido, há uma reunião de negociação agendada para acontecer amanhã (06), com o reitor e sua equipe administrativa, às 16h, para que a UFS inicie o processo da Estatuinte, luta antiga para adequar o regimento da universidade à nova realidade acadêmica. No mesmo dia, haverá um Ato no hall da reitoria, às 14h, acompanhando o movimento nacional de mobilizações.

Nacionalmente, no dia 6 de agosto será realizada mais uma Marcha dos SPF em Brasília, diversas caravanas de diferentes estados estão sendo mobilizadas para o fortalecimento desta atividade. A concentração da marcha será às 9h em frente à Catedral de Brasília e sairá em caravana até o MPOG, onde será exigida uma nova reunião do governo com o Fórum dos SPF.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado