Dois homens são presos por esquema de furto de celulares em festas de SE | F5 News - Sergipe Atualizado

Segurança
Dois homens são presos por esquema de furto de celulares em festas de SE
Segundo a Polícia Civil, havia indícios de que o grupo iria agir neste Pré-Caju
Cotidiano | Por F5 News 03/11/2023 17h44


Foram presos dois homens, de 46 e 39 anos, investigados como suspeitos der furtar celulares em festas ocorridas em Sergipe e em estados vizinhos. A informação foi divulgada pela Polícia Civil na tarde desta sexta-feira (3). As prisões ocorreram na Grande Aracaju, no dia 25 passado e na última quarta-feira (1º).

De acordo com as investigações iniciadas em março deste ano, a dupla pertence a uma associação criminosa especializada em furtar aparelhos celulares, em festas e shows, e que estava atuando em todo Sergipe e nos estados vizinhos.

Segundo a Polícia Civil, os levantamentos revelaram que o grupo era organizado e possuía três núcleos de atuação, sendo o primeiro responsável por furtar os aparelhos, o segundo por desbloqueá-los e o terceiro por revendê-los.

Os trabalhos investigativos iniciaram após a Polícia Civil perceber que em alguns inquéritos apareciam os mesmos nomes de suspeitos. A partir daí, a Delegacia de Turismo (Detur) começou o monitoramento, para descobrir a origem dos autores e para onde os celulares furtados em festas eram enviados.

Modus operandi 

De acordo com a PC, os suspeitos criavam tumultos em festas, depois quando as pessoas iam observar a confusão, eles se aproveitavam e, rapidamente, retiravam os celulares de bolsos e bolsas. Os crimes também ocorrem quando as pessoas estão distraídas, dançando ou conversando.

Um dos presos, o homem de 46 anos, supostamente comandava o núcleo responsável por praticar os furtos nas festas. "Além de praticar os crimes com as próprias mãos, o homem também recrutava outras pessoas para executá-los, principalmente mulheres jovens", informou a PC.

Ele foi preso, na tarde da quarta (1º),no bairro São Brás, no município de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. Segundo a Polícia Civil, o suspeito possui extensa ficha criminal e já respondeu pela prática dos crimes de tráfico de drogas, homicídio, roubo, furto e receptação.

O preso de 39 anos, por sua vez, é suspeito de comandar o núcleo responsável por vender os celulares furtados. Após o receber os equipamentos roubados, diz a Civil, ele efetuava a venda deles na internet e em lojas de celulares, localizadas principalmente em Aracaju e em Socorro.

"De acordo com a Detur, existem indícios de que a associação criminosa estava se preparando para furtar celulares no Pré-Caju 2023, inclusive o homem detido na última quarta já tinha recrutado algumas mulheres, para atuarem nos três dias da festa, tanto no camarote, quanto na avenida", detalhou a Polícia Civil.

Os trabalhos de investigação vão continuar para identificar outros envolvidos, principalmente os responsáveis por desbloquear os aparelhos e os proprietários de lojas de celulares no esquema.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado