Durante Junho Vermelho, hemocentros buscam aumentar número de doações | F5 News - Sergipe Atualizado

Solidariedade
Durante Junho Vermelho, hemocentros buscam aumentar número de doações
Em Sergipe, o Hemose e o IHHS são os principais centros de hemoterapia do estado
Cotidiano | Por F5 News 21/06/2023 13h00


A campanha nacional Junho Vermelho, que dedica o mês de junho às doações de sangue, foi criada em 2015 pelo Ministério da Saúde brasileiro. O principal objetivo da iniciativa é incentivar a população e conscientizar sobre a importância de se tornar um doador.

Em Sergipe, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS) são os principais hemocentros do estado. As doações são destinadas, em sua maioria, a vítimas de acidentes com perda sanguínea, portadores de doenças onco-hematológicas e hematológicas, de hospitais da rede pública e privada.

O movimento nacional coincide com um período em que há baixa doação, os festejos juninos. Com isso, o Hemose aderiu ao movimento "Compartilhe Solidariedade. Doe Sangue",  realizando coletas externas de sangue através de parcerias com empresas e instituições. 

De acordo com o Hemose, durante os períodos festivos, as campanhas também buscam o aumento das doações para ampliação dos estoques dos sangues O, A, B e Ab, positivo e negativo, destinados ao atendimento de pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais da rede estadual.

Segundo a enfermeira Ruth Torres, Responsável Técnica e Assessora Científica do IHHS, além da baixa adesão por conta dos períodos festivos, há outros motivos que fazem as pessoas desistirem de realizar a doação, como alguns tabus existentes na sociedade. 

“O ato de doar não afina ou engrossa o sangue, os materiais que são utilizados são totalmente estéreis, e quando a pessoa doa uma vez, não é obrigada a doar sempre”, esclareceu ao F5 News.

Um ato de solidariedade
Para a  estudante Isabelle Rodrigues, de 18 anos, doar sangue é um ato de solidariedade.  A jovem já realizou três doações e contou ao F5 News que fica muito feliz ao saber que, com apenas uma doação, pode salvar até quatro vidas.

“Eu tive o desejo de doar sangue pela primeira vez quando eu percebi a importância desse gesto, o ato de salvar vidas através de uma simples doação”, disse ao Portal. 

Saiba o que é preciso para doar sangue:
- Ter mais de 50 kg;
- Ter um bom estado de saúde;
- Não estar gripado, com sintomas de Covid-19 e nem com crises alérgicas;
- Caso o paciente seja diabético, não fazer o uso de insulina;
- Mulheres podem doar até três vezes ao ano;
- Homens podem doar até quatro vezes ao ano.

 

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado