Em Sergipe, 30 municípios enfrentam problemas por falta de água | F5 News - Sergipe Atualizado

Em Sergipe, 30 municípios enfrentam problemas por falta de água
​O longo período de estiagem já afeta mais de 480 mil sergipanos
Cotidiano 22/03/2017 11h34 - Atualizado em 22/03/2017 13h00


Por F5 News

Em 2017, já são 30 as cidades com reconhecimento federal de situação de emergência causada por um longo período de estiagem em Sergipe, o que corresponde a mais de um terço dos municípios sergipanos, segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Mesmo com uma das situações mais críticas no Brasil, ainda não houve racionamento de água no consumo da população sergipana.

De acordo com a Defesa Civil estadual, são cidades que tiveram a situação de emergência reconhecida desde setembro do ano passado. Ao todo, já são mais de 484 mil sergipanos afetados pela falta de chuvas.

“A seca está vindo cada vez pior e tudo está se acabando. O gado está magro e não quer mais comer a palma, que está murcha demais. Por isso fico feliz com a água que chega”, conta o agricultor Pedro Alexandre da Silva, que mora no povoado Morro Vermelho, em Poço Redondo.

Desses, cerca de 60 mil já são assistidos por alguma ação dos governos estadual ou federal. Esta semana, mais 44 carros-pipa foram destinados para comunidades rurais do alto sertão.

Conforme o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Erivaldo Mendes, a água é colocada em uma cisterna e as pessoas que moram próximo vão pegar sua cota. Não há prazo para o término da operação. “Oferecemos 20 litros de água por dia e por pessoa. De modo que, se uma família tem cinco pessoas, ela tem direito a 100 litros por dia”, detalha.

Planejamento

O professor Sérgio Koide, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB), explica que o que deflagra o processo da crise hídrica é o clima, mas a falta de planejamento faz com que a margem de segurança entre a oferta e a demanda seja muito pequena. “Com um bom planejamento e com investimentos, você consegue fazer uma gestão mesmo em situações de certa escassez de recursos”, afirma.

Para ele, o risco de insuficiência de água para o abastecimento ocorre quando o planejamento não é cumprido, na medida em que a oferta vai se aproximando da demanda. “Neste caso, é preciso fazer um novo planejamento, com antecedência, e adotar as medidas necessárias, como investimentos em obras, para evitar a falta de abastecimento”, observa Koide.

Segundo a meteorologista Morgana Almeida, chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa situação é reflexo de um acúmulo dos impactos causados pelo El Niño. “Temos que olhar para o retrovisor. O El Niño é um fenômeno que acontece há cinco anos e atingiu seu ápice nos últimos três, o que levou o semiárido nordestino a uma situação de seca excepcional e isto impacta diretamente nos reservatórios que abastecem as cidades da região.”

Não é de hoje que o mundo chama a atenção para a importância da gestão racional da água, o debate é antigo e vem sendo reforçado ao longo da história com marcos como o Dia Mundial da Água, decretado em 1992, pela Organização das Nações Unidas, ou o Ano Internacional de Cooperação pela Água, que em 2013 foi dedicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para reflexão sobre o tema.

No entanto, mesmo com tantos reforços para lembrar sobre a importância dos recursos hídricos do planeta, as pessoas ainda não aprenderam a gerir de forma adequada a água. No Brasil, algumas cidades já percebem esse impacto em seus cotidianos, a história continuará se repetindo se não houver mais conscientização. Este ano regiões Nordeste e Centro-Oeste são as mais afetadas, mas há um ano São Paulo, por exemplo, superou a maior crise hídrica de sua história, que teve início em janeiro de 2014.

Sergipe: cidades em situação de emergência

Cedro de São João

Propriá

Telha

Porto da Folha

Simão Dias

Poço Verde

Moita Bonita

São Miguel do Aleixo

Nossa Senhora de Lourdes

Poço Redondo

Gararu

Feira Nova

Cumbe

Canindé de São Francisco

Pedra Mole

Canhoba

Nossa Senhora das Dores

Monte Alegre de Sergipe

Aquidabã

Tobias Barreto

Japoatã

Tomar do Geru

Capela

Nossa Senhora da Glória

Riachão do Dantas

Carira

Itabí

Salgado

Graccho Cardoso

Nossa Senhora Aparecida 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
03/05/2024  11h25 Mulher é assassinada a facada; companheiro foi levado à delegacia 
Crime aconteceu na madrugada desta sexta (3) no 17 de Março
Flávia Pacheco/ SES/SE
03/05/2024  11h00 Saúde realiza caminhada em prol da doação de órgãos e córneas neste sábado
A ação traz como temática ‘Doe órgãos, salve vidas e espalhe amor’
SSP
03/05/2024  09h59 Homem é preso após cobrar dinheiro para devolver celular roubado
Fato aconteceu na Cidade de Barra dos Coqueiros. Investigado já tem histórico criminal
Ilustrativo/ Freepik
03/05/2024  09h30 Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado
Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo (5) em 228 municípios do Brasil
Reprodução/ Polícia Militar
03/05/2024  08h48 Suspeito de cometer homicídio em Marcelândia (MT) é preso em Glória (SE)
A prisão aconteceu enquanto a equipe realizava o patrulhamento no município

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado