Em um ano, mais de mil medidas protetivas foram solicitadas pelo DAGV | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Em um ano, mais de mil medidas protetivas foram solicitadas pelo DAGV
Foram 1048 solicitações feitas pela Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis
Cotidiano | Por F5 News 11/01/2023 18h08


O Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), unidade da Polícia Civil de Sergipe, solicitou à Justiça 1048 medidas protetivas de urgência no ano de 2022.

Segundo informações do departamento, entre as denúncias, foram solicitadas 655 medidas de urgências durante o plantão de gênero e outras 393 foram pedidas em investigações conduzidas pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam).

A medida é realizada a partir da denúncia e a vítima é conduzida ao DAGV. De acordo com a delegada Josefa Valéria, a medida protetiva pode  salvar a vida das mulheres vítimas de violência e protegê-las de futuras agressões, que podem chegar ao assassinato.

“É o principal instrumento no combate ao feminicídio. Quando a vítima tem coragem de denunciar e recebe essa proteção, estamos evitando que mais feminicídios venham a ocorrer”, afirma.

O levantamento do DAGV revela que, no último ano, foram registrados 2.231 boletins de ocorrência referentes a crimes que foram praticados em razão de gênero.

Uma das delegacias especiais vinculadas ao departamento - Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) - efetuou 28 prisões em flagrantes, que ocorreram com o auxílio da Polícia Militar, e cumpriu 12 mandados de prisão. No ano passado, a Deam instaurou 1.187 inquéritos policiais e remeteu 969 à Justiça.

Sobre o DAGV 

O DAGV presta serviço à população, através do atendimento e proteção, por meio de quatro delegacias especializadas para atender o público considerado vulnerável, são eles: mulheres; crianças e adolescentes; idosos e deficientes; LGBT, negros e vítimas de intolerância religiosa.
 
O departamento é dividido entre as seguintes Delegacias: a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM); a Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima (Deacav); a Delegacia de Atendimento aos Idosos e Pessoas com Deficiência (DEAIPD) e a Delegacia de Atendimento aos Crimes Homofóbicos, Raciais e de Intolerância Religiosa (Dachri).

O DAGV fica na rua Itabaiana, no bairro São José, na zona sul de Aracaju.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Concresul/Divulgação
04/05/2024  13h22 Sergipe vai enviar bombeiros e equipamentos para apoiar vítimas das chuvas no RS
Secom PMA
04/05/2024  12h17 Trânsito no Centro será modificado neste domingo (5) para demolição de prédio

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado