Enfeites de Natal podem gerar riscos de incêndio; confira as precauções | F5 News - Sergipe Atualizado

Segurança
Enfeites de Natal podem gerar riscos de incêndio; confira as precauções
A qualidade dos produtos e os locais que serão expostos devem ser observados
Cotidiano | Por F5 News 16/12/2023 12h00


Brasileiros que seguem a tradição cristã costumam montar a árvore de Natal e decorar os cômodos da casa com luzes natalinas no primeiro domingo do Advento, cerca de quatro semanas antes da data. Em 2023, o dia foi 3 de dezembro, porém, antes dele já era possível observar o clima natalino em espaços públicos e privados.

Ainda segundo o catolicismo, as decorações devem permanecer mesmo após as festas de fim de ano, Natal e Ano Novo, devendo ser desmontadas apenas no dia 6 de janeiro, quando comemora-se o Dia de Reis - festa que relembra a viagem dos três reis magos para encontrar e homenagear Jesus.

Apesar deste longo período em que as decorações ficam expostas é, na maioria das vezes, à noite que as pessoas se encantam com os pisca-piscas e leds decorativos, por conta da luminosidade. Porém, as belezas oferecidas pelas luzes natalinas também oferecem riscos de incêndio. 

Segundo o subchefe da assessoria de Comunicação do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), capitão Allan Adson, é preciso ter um cuidado à noite, pois no momento de repouso pode ser difícil ou imperceptível o conhecimento de um incêndio.

“A recomendação do Corpo de Bombeiros é que ao dormir, desligue as lâmpadas e enfeites natalinos. Também há um alerta que, ao sair de casa, deixe a árvore de Natal e a iluminação desligada. É interessante que tenha sempre alguém vigilante para poder, em qualquer problema, em qualquer princípio de incêndio, agir de imediato. Neste caso, desligando todos os equipamentos da tomada ou a caixa de energia da residência”, disse o capitão ao F5 News.

Ainda de acordo com Allan Adson, um cuidado primordial antes da compra dos enfeites é verificar a qualidade do produto e a segurança que ele oferece ao comprador.

“A qualidade do produto ou as luzes de Natal devem ser certificadas pelos órgãos de certificações, tanto internacionais como os brasileiros, a exemplo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)", orienta.

"Ao comprar um equipamento eletrônico de procedência desconhecida ou sem certificação, é possível correr o risco que ele entre em um efeito elétrico chamado energia térmica, podendo acontecer o superaquecimento da fiação ou a queima das lâmpadas e provocar um incêndio”, alerta Alan.

Em casas ou apartamentos, é possível observar a criatividade das pessoas em decorar os ambientes, para algumas famílias renovar as ideias dos anos anteriores e criar uma nova, é regra. Como consequência, é preciso observar atentamente os lugares onde haverá a disposição dos itens. 

“Essas decorações não devem ser colocadas em superfícies que conduzem eletricidade, principalmente barras de ferro ou varandas de apartamentos que sejam com com esses elementos condutores de energia. Porque, se não for bem inspecionado, e o equipamento ligar a iluminação, o enfeite está funcionando, mas pode estar com alguma parte desencapada, isso pode provocar um choque elétrico que pode inclusive levar à morte”, complementa.

Com isso, o F5 News listou alguns cuidados essenciais para evitar incêndios. Confira: 

- Para não ocorrer sobrecarga de energia, caso a quantidade de enfeites seja grande, busque a orientação de um eletricista, que vai calcular o que pode ou não ser ligado;
- Muitas árvores de Natal são feitas de arame, e por ser condutor de energia, esse material deve estar bem isolado para impedir energização acidental;
- Fios desencapados podem provocar choques, curtos-circuitos e até incêndios. Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas aumenta o risco de acidentes;
- O conjunto da tomada de energia deve ser desligado ao substituir lâmpadas. Nunca execute esse procedimento puxando a tomada pela fiação;
- Não se deve deixar que crianças brinquem ou fiquem muito próximas dos enfeites com instalações elétricas. E sempre que sair de casa, desligue tudo da tomada para contribuir para redução do valor da conta de energia e evitar acidentes;
- Não manuseie as luzes e enfeites com as mãos ou os pés molhados.

Com informações da Energisa

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado