Equoterapia da PMSE retoma atividades para ajudar crianças e adolescentes | F5 News - Sergipe Atualizado

Equoterapia da PMSE retoma atividades para ajudar crianças e adolescentes
Os cavalos passam por um processo de seleção comportamental antes das sessões
Cotidiano 28/01/2022 11h07


Com sede no Parque Governador José Rollemberg Leite, a Polícia Militar de Sergipe desenvolve, por meio do Esquadrão de Polícia Montada, atividades relacionadas à Equoterapia.  As atividades foram suspensas por um período, em razão da pandemia, mas já foram retomadas e com expectativa de aumento no número de atendimentos. No processo, os cavalos são utilizados como principais agentes no tratamento de reabilitação para pessoas com limitações físicas ou mentais.

O tenente coronel Santos Júnior, comandante da Cavalaria, ressalta que o atendimento é prestado de forma gratuita e, cada vez mais, unidades de polícia montada são colocadas como meios para prestação desse serviço. “Hoje temos cerca de 30 praticantes e a equipe é formada por militares da Cavalaria e do HPM, além de outros voluntários que prestam um serviço de excelência, já realizado em muitas unidades militares por todo o Brasil”, explica o comandante.

As atividades estão acontecendo durante três dias na semana e são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, assistente social, equitador e fisioterapeuta, além de voluntários que contribuem com o projeto.

Laura Lima, voluntária e estudante de psicologia, fala da alegria e da importância do trabalho na equoterapia para enriquecer seu curso. “ A equoterapia é uma qualidade de vida e poucos estudantes sabem da inserção da psicologia para essa finalidade. É um trabalho onde a gente pode perceber a cognição e desenvolvimento da criança principalmente relacionado às patologias. Tenho um relacionamento com os cavalos desde muito cedo e quando descobri a equoterapia, visualizei uma forma mágica de a gente se conectar com o animal. Muito importante também ressaltar que, com esse trabalho, a Polícia Militar dá uma possibilidade de aproximação da Corporação com a sociedade possibilitando qualidade de vida para os praticantes”, afirmou a estudante.

Os animais utilizados na terapia, não são os mesmos cavalos do policiamento ordinário, são os mais dóceis, que não tenham tanto medo das adversidades do ambiente, para o cavalo não se assustar ou empinar. Os resultados alcançados com a terapia são excelentes, com reabilitação mental e física, principalmente relacionada ao movimento do quadril, da coluna e desenvolvimento da fala, socialização e ate mesmo da autoconfiança.

Para mais informações sobre o projeto, os interessados podem entrar em contato por meio do telefone (79) 3215-5967 ou (79) 99191-4738.

Fonte: Polícia Militar de Sergipe

Mais Notícias de Cotidiano
SSP/Ilustrativa
21/05/2024  18h40 Briga entre vizinhos em Propriá termina com agressões, mordida e ameaças
Seduc
21/05/2024  18h20 Greve dos professores em Sergipe é suspensa pelo Tribunal de Justiça
SES Sergipe
21/05/2024  18h13 Samu de Sergipe segue em missão humanitária no Rio Grande do Sul
André Moreira
21/05/2024  17h40 Fábio Mitidieri homologa resultado do concurso para procurador do estado
F5 News
21/05/2024  17h15 Confira as normas para ter policiamento em eventos durante o período junino

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado