Estado fomenta cultura e economia sergipana com realização do Rasgadinho 2024 | F5 News - Sergipe Atualizado

Carnaval
Estado fomenta cultura e economia sergipana com realização do Rasgadinho 2024
O bloco recebeu apoio do Governo de Sergipe, assegurando grandes atrações para a folia
Cotidiano 11/02/2024 10h16


Há mais de 50 anos, o Rasgadinho se destaca como um ícone da folia na capital sergipana, enraizado na cultura local e reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Sergipe. Na edição de 2024, que acontece entre os dias 10 e 13 de fevereiro, o bloco tradicional recebeu um apoio fundamental do Governo de Sergipe, assegurando grandes atrações e muita alegria para a folia momesca, realizada nos bairros Suíça, Cirurgia e Getúlio Vargas, em Aracaju.

Fundado em 1962, por seo Leopoldo,  o bloco Rasgadinho é uma das maiores manifestações culturais do Carnaval em Sergipe. De acordo com o governador Fábio Mitidieri, o investimento visa não apenas fortalecer a tradição do bloco, mas também impulsionar a economia local, gerando oportunidades para artistas locais, comerciantes e profissionais envolvidos no evento. Para Fábio, além de ser uma celebração festiva, o Rasgadinho é um elo cultural que conecta diferentes gerações, proporcionando um legado duradouro nas memórias de todos que participam da festividade. 

“O Rasgadinho vem cada vez mais forte. De 10 a 13 de fevereiro, a festa vem para trazer aquela alegria para os aracajuanos, sergipanos e turistas. São mais de 90 atrações, num investimento de R$ 2 milhões do Estado, além de emendas parlamentares, numa somação de esforços para contribuir com a promoção dessa festa maravilhosa que destaca o reconhecimento da importância desses eventos para a riqueza cultural do estado”, declarou o governador.

Para o organizador do evento, Robson Viana, o Governo de Sergipe teve participação decisiva na realização do evento, ao reconhecer a importância do Rasgadinho, viabilizando, fortalecendo a economia criativa e da cultura do estado, impulsionada pelos quatro dias de festa.

“Quero agradecer o apoio do Governo do Estado, o que foi primordial para fazer uma festa desse porte. Quem ganha com isso é o folião do Rasgadinho, os sergipanos, porque a gente está mais uma vez investindo na cultura sergipana”, disse. 

Já a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Antônia Amorosa, destacou a valorização e diversidade de artistas na programação do evento. Segundo ela, o apoio do governo estadual destaca o compromisso em preservar e promover manifestações culturais que são parte integrante da identidade sergipana.

“O Rasgadinho traz uma diversidade de ritmos e artistas. É a cultura de Sergipe sendo valorizada nessa tradição que nasceu no coração de Seu Leopoldo, idealizador do bloco. Então é o Governo comprometido com a Cultura de Sergipe e com o nosso Carnaval”, ressaltou Amorosa. 

Mais Notícias de Cotidiano
Igor Matias/Agência Sergipe
17/05/2024  07h48 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta sexta (17)
Divulgação BPRv
17/05/2024  07h41 Carro capota em rodovia na entrada de Santa Luzia do Itanhy
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado