Estatística: ocorrências policiais quadruplicam em dias de eleição | F5 News - Sergipe Atualizado

Eleições 2022
Estatística: ocorrências policiais quadruplicam em dias de eleição
Dados da SSP/SE mostram média de 4 mil chamados quando há um pleito eleitoral
Cotidiano | Por F5 News 01/10/2022 14h30


O número de ocorrências quadruplica em comparativo entre os domingos normais e aqueles em que ocorrem eleições, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Sergipe. 

O levantamento foi realizado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), unidade responsável por receber os chamados feitos pela população por meio do número 190.

“Fizemos um levantamento estatístico e se compararmos um domingo normal com o referente a um pleito eleitoral, praticamente quadruplica essa quantidade de ligações. Normalmente, recebemos mil ligações em um domingo normal. Em época de eleição, esse número vai para quatro mil”, revelou o diretor do Ciosp, major Couto.

Por isso, para o atendimento célere dos chamados, o major Couto destacou que o efetivo do Ciosp estará de prontidão também no dia da eleição. “Temos no setor de call center 16 colaboradores por turno, treinados e capacitados para realizar esse atendimento. Ao realizar o cadastro, essa ocorrência é encaminhada ao setor de despacho, que fica ao lado do setor do 190, para dar mais celeridade ao atendimento”, explicou.

De acordo com o major Couto, os principais crimes eleitorais registrados nos dias de votação foram os de aglomeração, compra de votos e boca de urna. “E estamos atentos à modalidade de tentativa de violação do sigilo do voto, através da proibição do uso de dispositivos eletrônicos, como o celular, no local de votação”, destacou.

Além dos crimes eleitorais, uma prática recorrente é a de perturbação do sossego. “Representa 50% das nossas demandas, independentemente de dias específicos e de horário, sobrecarregando o aparato policial, pois não é um crime prioritário, pois temos outros crimes como violência doméstica e homicídios”, alerta o major Couto, explicando que a prática também ocorre nos dias de eleição.

A unidade também atua de forma integrada com a Polícia Civil e com o Corpo de Bombeiros para a gestão dos cadastros das ocorrências.

As denúncias de crimes comuns e também de crimes eleitorais podem ser repassadas ao Ciosp, por meio do telefone 190, que irá direcionar as equipes policiais mais próximas do local da ocorrência.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
14/05/2024  18h18 Polícia indicia três pessoas por bullying e ameaça em Monte Alegre
Erick O'Hara/ Ilustrativa
14/05/2024  18h06 Prefeitura de Aracaju anuncia concurso para professores com 425 vagas
Adilson Andrade
14/05/2024  17h48 UFS divulga 2ª lista de aprovados no Sisu 2024 e abre pré-matrícula
BPRv/Reprodução
14/05/2024  17h05 Motociclista fica ferido após colisão traseira na SE-100 em Estância
Gilvan Rocha/Agência Brasil
14/05/2024  16h13 Campanha do IFS arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado