Estudantes da UFS se manifestam por melhorias no Restaurante Universitário | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Estudantes da UFS se manifestam por melhorias no Restaurante Universitário
UFS respondeu que já realizou a solicitação de recursos ao Ministério da Educação
Cotidiano | Por Gabriel Ribeiro 21/02/2024 19h10


Estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram uma manifestação nesta quarta-feira (21) para reivindicar melhorias no Restaurante Universitário (Resun) dos campi da instituição.

De acordo com os manifestantes, a estrutura do Resun precisa passar por reformas urgentes, especialmente para incluir sistemas de refrigeração. Eles afirmam que o ambiente onde são servidas as refeições é extremamente quente, o que torna a experiência desconfortável para os estudantes.

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFS publicou em suas redes sociais que o ambiente do Resun é considerado insalubre pelos alunos.

Wilane Santos, secretária geral do DCE e estudante de Ciências Sociais, ressaltou a importância das melhorias, destacando que as condições atuais do restaurante causam transtornos aos estudantes, especialmente devido ao calor excessivo e ao espaço limitado, que gera grandes filas.

Questionada sobre a eficácia da manifestação, Wilane afirmou que o objetivo principal foi alcançado ao chamar a atenção para as condições precárias do restaurante.

Procurada pelo F5 News, a UFS informou que encaminhou ao Ministério da Educação uma solicitação de recursos, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para a ampliação e climatização do Resun em São Cristóvão.

O valor estimado para essa iniciativa é de quase quatro milhões de reais, e o projeto está em fase de elaboração pela Divisão de Projetos (Dipro/UFS).

Além da climatização, a ideia é que a obra inclua a reforma da parte elétrica, cobertura e estrutura do restaurante, visando acomodar um maior número de estudantes simultaneamente.

Se os recursos forem liberados pelo Governo Federal, os trâmites administrativos devem prosseguir, com a conclusão do projeto executivo até maio e a abertura de licitação. A expectativa é que ainda neste ano haja avanços significativos no projeto.

A UFS também destacou que o estudo de viabilidade técnica para a reforma, ampliação e climatização do Resun foi solicitado pela Coordenação de Alimentação e Nutrição (Canut/Proest) em 2023, considerando diversos aspectos, como a idade do edifício, suas dimensões e a crescente demanda diária. Desde então, o processo tramitou nas instâncias necessárias e foi incluído como prioridade nos pedidos do PAC.
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado