Estudo inovador avalia capacidade física de crianças no Brasil | F5 News - Sergipe Atualizado

Estudo inovador avalia capacidade física de crianças no Brasil
Sergipe integra parceria de pesquisadores com financiamento da Fapitec
Cotidiano 06/03/2016 08h20


A avaliação da capacidade física é importante para prevenir doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Uma das formas de avaliar a capacidade física é o teste de seis minutos. O doutor em Cardiologia Vitor Oliveira Carvalho (foto) está coordenando um estudo inédito, que tem por objetivo estabelecer valores de referência para o teste de seis minutos (TC6min). Segundo o pesquisador, em outros países já existem os valores de referência para crianças, mas no Brasil ainda não há esses dados.

Atualmente alguns testes já são realizados para avaliar a capacidade física. Segundo o pesquisador Vitor Oliveira, uma delas é um teste de caixa pulmonar, que é feito através da análise de gás, o paciente coloca uma máscara ou tubo bucal e analisa todos os fluxos e volumes que entram e saem. Outro teste é ergométrico, que é muito indicado, e o teste de caminhada de seis minutos.

“Neste teste, a pessoa deve caminhar em um circuito de seis minutos. E a distância que ele percorre é o marcador da capacidade física. Quem anda mais em seis minutos tem a maior capacidade física. Esse exame de teste de caminhada já é uma realidade no mundo. É uma alternativa quando algum outro teste não pode ser feito, devido a sua praticidade. É um teste sem tecnologia e o custo é muito baixo. O teste fornece dados consistentes de capacidade física e acessa prognóstico de cada paciente, ou seja, eu sei que a pessoa que caminha menos irá ter um período de vida mais curto”, detalha o pesquisador.

Estudos

O estudo está sendo realizado em parceria com 11 universidades, incluindo instituições de ensino particular, federal e estadual. Os exames estão sendo realizados nas cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. Os pesquisadores estão aplicado o TC6min em crianças de 7 a 12 anos, sem limitação física. A pesquisa é financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), fruto do Programa de Pesquisa para o SUS.

O pesquisador Vitor Oliveira explica que existe um estudo feito no Rio Grande do Sul, mas o estudo não representa o Brasil inteiro, pois a população brasileira é heterogênea. Segundo o pesquisador, os dados permitirão avaliar quando a criança está abaixo ou acima da capacidade física.

“Toda vez que avaliamos uma criança ou um adulto devemos saber qual o parâmetro de referência, por que a pessoa caminhou mais ou menos do que deveria? Quando analisamos os adultos, podemos medir através do peso, altura e aspecto físico o quanto ela  conseguirá caminhar e no que ela terá que melhorar. Porém em relação as crianças não existe isso”, afirma.

Impacto da pesquisa

Com a pesquisa que está sendo desenvolvida através do Programa de Pesquisa para Sistema Único de Saúde (SUS), a meta é estabelece valores de referência no Brasil para a realização do teste em crianças saudáveis.  O pesquisador Vitor Oliveira avalia a importância da pesquisa.

“Quando a pesquisa for finalizada, vamos estabelecer esta equação para o Brasil. Por exemplo, para o clínico, se você tem uma criança com asma e você quer fazer a análise da capacidade física através do teste de caminhada dos seis minutos, o médico terá como predizer o quanto a criança tem que caminhar, e se a criança não corresponde ao parâmetro o médico poderá diagnosticar os problemas. Para o pesquisador que investiga uma nova doença ou a população, eles terão um valor de referência para a população brasileira e poderão diferenciar das demais populações”, enfatiza o pesquisador.

Fonte: Fapitec

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação Sejuc
18/05/2024  18h58 Mulher é presa tentando entrar com smartwatch em presídio
Fato ocorreu na manhã deste sábado (18), no Premabas
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Etapa abrange dívidas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Sorteio das vagas será realizado na próxima terça-feira (21), a partir das 10h
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Dados são do Censo de 2022. Sergipe possuía 240.415 pessoas com mais de 15 anos não alfabetizadas
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Prisão aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (17), em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado