Família aplica golpe de R$ 1 milhão com clonagens de cartões | F5 News - Sergipe Atualizado

Família aplica golpe de R$ 1 milhão com clonagens de cartões
Cotidiano 16/06/2016 11h06


Por Fernanda Araujo

Um milhão de reais foi o prejuízo causado por uma quadrilha especializada em crime de estelionato em comércio físico e em lojas virtuais. Segundo a polícia, nos últimos seis meses a quadrilha atuou na Bahia, Pernambuco e Sergipe. Ao todo, 14 pessoas foram presas, entre eles, estão três filhos e noras de um empresário sergipano que não teve o nome divulgado pela Secretaria de Segurança Pública.

Também foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão. A associação criminosa foi desarticulada na manhã de quarta-feira (15) em Aracaju, Boquim e Pedrinhas (SE) e em Paripiranga (BA), pelo Departamento de Defraudações da Polícia Civil, com apoio da Divisão de Inteligência (Dipol), do Grupamento Especializado de Repressão e Buscas (GERB) e de diversas delegacias da capital e do interior.

Em coletiva na manhã desta quinta-feira (16), a delegada Rosana Freitas, coordenadora do Departamento de Defraudações e responsável pelo caso, afirma que as investigações duraram seis meses, após a prisão em flagrante de um homem que tentava fazer uma compra com um cartão de crédito clonado em um supermercado do shopping de Nossa Senhora do Socorro.

“As investigações apontaram que os golpes eram aplicados por meio de cartões de crédito clonados de vítimas de várias cidades do país. Os créditos obtidos de forma fraudulenta eram gastos em restaurantes, festas, bebidas e lojas físicas e na internet. As vítimas recebiam a fatura em suas casas, mas conseguiam cancelar o valor das compras junto às operadores dos cartões. No entanto, o comerciante e a operadora ficavam no prejuízo”, explica a delegada.

Foram apreendidos dezenas de produtos, entre eles, perfumes importados, produtos de informática e eletroeletrônicos, um drone, uma escopeta calibre 12, entre outros. Segundo a polícia, a quadrilha ainda lucrava com a venda de parte desses materiais para receptadores. Em Aracaju (SE), as prisões foram realizadas nos bairros Orlando Dantas, JK, Sol Nascente, Farolândia e Industrial.

Foram presos: Matheus Aniel Messias de Jesus; Fabiana dos Santos Lopes; Jeferson dos Santos Lopes; Dunald Rebouças Chaves Neto; Jotailton Luiz dos Santos Junior; Saulo David Santana Macedo; Pedro Lucas Santana Macedo; Filipe Diogo Santana Macedo; Lucinéia Alves dos Santos; Dulcevane Ribeiro Santana; Ismael Batista dos Santos Filho; José Edgar Nascimento Reis; Valtenisson José Moura dos Santos; e Jonathas de Brito.

A delegada conta ainda que o grupo utilizava pessoas como ‘laranjas’ para evitar a exposição dos principais membros da quadrilha. Os ‘laranjas’ eram os responsáveis por ir ao determinado estabelecimento com o cartão de crédito clonado no intuito de efetuar a compra. “Como recompensa, os líderes pagavam uma comissão pelo produto que foi adquirido”, diz. A polícia acredita ainda em outros envolvidos no crime e vai continuar as investigações.

Com informações da SSP/SE

Fotos: Ascom/SSP-SE

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Redes sociais
15/05/2024  11h14 Vídeo: Professora puxa aluna pelo braço em escola municipal em Simão Dias
Na ocasião, a professora se irritou após a criança apresentar dificuldades na fala
Reprodução/ Metrópoles
15/05/2024  11h00 “Bla, bla, bla”, escreve perito do INSS ao negar auxílio a trabalhador
Pedido foi feito por um serralheiro que teve o auxílio-doença negado duas vezes
SSP
15/05/2024  11h00 Homem é morto à facada após ter a casa invadida em Simão Dias
Caso aconteceu na madrugada desta quarta (15). Suspeito foi preso pela Polícia
Cabo Nadine/Divulgação Ascom CBMSE
15/05/2024  10h58 Carreta com 50 mil litros de álcool pega fogo em Estância, Sergipe
Incêndio aconteceu na noite desta terça (14), na BR-101. Bombeiros contiveram as chamas 
Reprodução/ Agência Sergipe
15/05/2024  10h30 Confira as oportunidades de emprego divulgadas pela Seteem nesta quarta (15)
Núcleo de Apoio ao Trabalho divulga 60 vagas, entre elas afirmativas para Mulheres

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado