Família denuncia suposta negligência em maternidade de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Denúncia
Família denuncia suposta negligência em maternidade de Aracaju
Ingrid Brito aguardava a chegada do seu segundo filho, mas ele nasceu morto
Cotidiano | Por F5 News 05/04/2023 09h50


A família Ingrid Brito da Silva, de 23 anos, denuncia a Maternidade Santa Isabel, que fica localizada no Bairro Santo Antônio, na zona norte de Aracaju, por suposta negligência.

Ela aguardava a chegada do seu segundo filho mas, infelizamente, a criança nasceu morta na madrugada dessa terça-feira (4), após Ingrid dar entrada na unidade de saúde. O caso foi exibido no SE2, da TV Sergipe.

Segundo relato dos familiares da paciente ao telejornal, ela já havia ido até a maternidade para uma cesárea no dia 23 de março, seguindo recomendação médica. Entretanto, Ingrid foi mandada de volta para casa pela equipe da unidade de saúde.

Na madrugada dessa terça, ela sentiu contrações e foi até a maternidade novamente, mas o bebê nasceu morto.

De acordo com a Maternidade Santa Isabel, na primeira vez em que deu entrada na unidade, Ingrid foi orientada a retornar para casa pois ainda não estaria em trabalho de parto, já que não apresentava contrações e ainda não havia completado 41 semanas de gestação, não cumprindo critérios para internação.

Ainda segundo a unidade de saúde, na madrugada dessa terça a paciente retornou à maternidade com 40 semanas e 5 dias, mas apresentava um quadro de "deslocamento prematuro da placenta" - quando a placenta se separa do útero antes da hora -, sendo imediatamente encaminhada ao centro cirúrgico para realizar a cesárea, mas o bebê não resistiu. 

A família também alega que a gestação ocorreu de forma tranquila, acreditando que a fatalidade se deve à negligência da maternidade.

A advogada da família de Ingrid informou que já solicitou o prontuário médico da paciente e que está adotando as demais medidas cabíveis ao caso.

Leia a nota da Maternidade Santa Isabel na íntegra:

A Assessoria de Comunicação do Hospital e Maternidade Santa Isabel informa que a paciente Ingrid Brito da Silva deu entrada em nossa unidade, porém, não estava em trabalho de parto e nem havia completado 41 semanas pela data da última menstruação. Como não preenchia os critérios para internação, foi orientada a retornar quando entrasse em trabalho de parto ou quando completasse as 41 semanas.

A paciente retornou nesta madrugada com 40 semanas e 5 dias, com deslocamento prematuro da placenta, sendo imediatamente levada para a sala cirúrgica com a finalidade de realizar uma cesárea. Infelizmente, a criança não suportou o descolamento e já nasceu em óbito.

O descolamento da placenta é uma intercorrência que pode acontecer em qualquer momento da gestação, não tendo relação com a idade gestacional. Estamos ao dispor para quaisquer esclarecimentos e deixamos o nosso pesar pelo o ocorrido com a paciente.

Mais Notícias de Cotidiano
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Ana Lícia Menezes/PMA
01/05/2024  13h24 Vacinação contra a dengue para crianças inicia nesta quinta (02)
Flavia Pacheco/SES
01/05/2024  13h18 Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Freepik
01/05/2024  10h20 Homem é executado a tiros dentro de residência em Dores (SE)
Freepik/Ilustrativa
01/05/2024  10h00 Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado