Fasc 2023 é encerrado com muitos elogios e algumas críticas | F5 News - Sergipe Atualizado

São Cristóvão (SE)
Fasc 2023 é encerrado com muitos elogios e algumas críticas
A programação foi destaque, mas internautas criticaram pontos da organização
Cotidiano | Por F5 News 04/12/2023 08h09 - Atualizado em 04/12/2023 08h13


O Festival de Artes de São Cristovão (Fasc) encerrou sua 38ª edição neste domingo (3). Milhares de pessoas estiveram na chamada Cidade Mãe de Sergipe para acompanhar os três dias de evento e as atrações locais e nacionais. Fervilhando arte e cultura, o público viveu uma grande experiência. 

A reportagem do F5 News foi até o evento para ouvir o que as pessoas acharam desta edição do Fasc.

De uma maneira geral, a avaliação é positiva,  principalmente em relação à programação artística nos palcos do evento. Rachel Reis, Liniker, Carlinhos Brown e Djonga foram os shows que mais repercutiram entre o público nessa edição. Por outro lado, na internet foi possível encontrar críticas. 

Grande experiência 

O fotógrafo Marcos Paixão é frequentador de carteirinha do Fasc. Presente no evento há anos, ele se diz bastante satisfeito. "É um evento incrível", afirmou. Na visão de Marcos, para viver bem a grande experiência que é o Fasc, é necessário ficar na cidade durante os três dias de festival. 

"Não adianta vir somente à noite, para curtir o show. Tem que vir também durante o dia, curtir todas as atrações, todas as apresentações e exposições. Tem muita cultura vivendo nas ruas e isso é incrível. Eu curti muito. A estrutura está bacana, eu nunca me decepciono", garantiu.

O bancário Renilson Calazans também demonstrou satisfação com o Fasc. Até então, ele só tinha comparecido aos shows à noite,as este ano resolveu vir mais cedo pela primeira vez para conferir o evento durante a tarde e se surpreendeu com as atrações e também com a organização da festa. 

Foi muito bom. Passei no Salão de Artes e estou tendo a oportunidade de ver artistas que eu conheço, que são daqui de Sergipe. A organização está muito boa, a segurança, a questão dos transportes. Não tenho do que reclamar, pois é uma experiência que tem sido maravilhosa", afirmou. 

Hellen Guimarães, estudante de Direito, acompanhou o amigo Renilson nesta empreitada cultural. Ela conta que a festa lhe trouxe bons momentos e também fez uma avaliação positiva. "A organização merece elogios, o policiamento está bom também, afinal essa é uma preocupação que a gente tem. Não vejo um ponto negativo no geral", assegurou.

8 de 10

O estudante de cinema David Santos Mello disse que gostou da distribuição dos palcos e também de toda a estrutura, além das atrações nacionais. "Só fiquei triste com o atraso de Marina Sena", lamentou, referindo-se ao atraso de mais de 1h que a artista mineira teve na primeira noite de Fasc. 

Para David, o festival deveria se preocupar apenas com pequenas questões, como a quantidade de banheiros. "São banheiros químicos. Poderia ter mais, pois dá para colocar em vários lugares, isso é algo importante. 

Douglas de Melo Dias, ilustrador e designer, ficou encantado com a organização da festa. Em seu segundo ano de Fasc, ele entende que houve uma melhora em relação aos anos anteriores. "Para mim, está mais organizado. Estou achando tudo bem localizado e ainda informaram os locais através de um panfleto", relatou.

O designer diz que é necessário apenas melhorar alguns pontos. "Não gostei do telão do show. Em relação aos banheiros, tem alguns que foram mal posicionados", comentou. No entanto, a avaliação continua positiva. "Se fosse pra dar uma nota, eu diria 8 de 10", avaliou.

Algumas críticas 

Apesar de agradar a maior parte do público, o Fasc recebeu algumas críticas na internet. Algumas pessoas usaram suas redes sociais para reclamar de algumas questões do evento, entre as principais estão a pouca quantidade de banheiros químicos e de lixeiras e até mesmo do cerimonial da festa, feito pelo humorista Ramon Coxinha.Um internauta usou sua rede social para dizer que é necessário proibir a venda de produtos com embalagem de vidro. "Chutei um monte de garrafas ontem", lamentou. Outro internauta também criticou os produtos com vidro dentro da festa. "Um rapaz cortou o pé ao meu lado", assegurou. 

Outra reclamação feita foi em relação a quantidade de lixeiras no espaço do festival. "É importante", disse um internauta. Já em um outro perfil, há uma crítica a questão do apresentador escolhido. "Vamos fortalecer uma curadoria que verifique o currículo para cerimonialistas", sugeriu.

Satisfação com o resultado 

Marcos Santana, prefeito de São Cristovão, se mostrou satisfeito com os três dias de Fasc. Ele destacou o trabalho de um ano inteiro feito pela Prefeitura para organizar a festa com diversidade cultural. "Atendemos todas as tribos", afirmou. O gestor também comentou sobre as possíveis falhas. 

"A gente está sempre inovando e tentando melhorar cada dia mais. A equipe corre os três dias em que o Fasc está acontecendo para identificar os pontos que precisam ser melhorados. Mas é o trabalho de um ano. Pode ter certeza de que, já amanhã estaremos trabalhando para a construção da próxima edição", assegurou o prefeito.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Agência Brasil
18/05/2024  16h40 Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  14h30 Arraiá do Povo: 230 vendedores ambulantes se inscrevem para festa
Ascom Seduc
18/05/2024  14h00 IBGE aponta que analfabetismo em Sergipe caiu de 18,4% para 13,8%
Divulgação PM
18/05/2024  13h45 Homem é preso com mais de 2kg de drogas no Orlando Dantas
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado