Festas clandestinas preocupam Belivaldo, que pode voltar a determinar restrições | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Festas clandestinas preocupam Belivaldo, que pode voltar a determinar restrições
Comitê avalia que, mesmo com vacinação, é preciso atentar para variante delta
Cotidiano | Por Will Rodriguez 16/07/2021 09h47 - Atualizado em 17/07/2021 09h52


O governador Belivaldo Chagas não está nada satisfeito com o recorrente desrespeito às regras sanitárias de prevenção à covid-19 por parte de alguns bares e promotores de eventos em Sergipe. De acordo com apuração do F5 News, a questão dominou boa parte da última reunião do comitê técnico científico e o chefe do Executivo não descartou a possibilidade de voltar a endurecer as restrições sociais para inibir aglomerações. 

Interlocutores ouvidos pela reportagem relataram que o governador sergipano ficou bastante satisfeito com os dados apresentados na reunião desta quinta-feira (15). Além da redução da média diária de novos casos e internações, Sergipe está há mais de 30 dias com a taxa de transmissão abaixo de 1, o que indica uma desaceleração da pandemia.

No entanto, o relato do próprio Belivaldo acendeu o sinal de alerta do comitê novamente. Fontes ouvidas pelo F5 News confirmaram que o governador disse ter se deparado com o flagrante de aglomerações em bares e restaurantes do município de Lagarto, por exemplo, no final de semana passado.

Ele classificou a situação como “muito preocupante” e informou aos auxiliares que o Estado pode voltar a restringir o limite de ocupação desses espaços a 30% da capacidade já na próxima semana, se o desrespeito persistir.

Desde o dia 10 de julho, eventos voltaram a ser realizados em Sergipe, mas com limite de público fixado em 200 pessoas nos ambientes fechados e 300 em áreas abertas. A ocupação máxima, no entanto, não pode exceder 50% da capacidade do espaço. Shows, micaretas e outras atividades sociais similares continuam proibidos.

No meio da semana, uma reunião entre a Polícia Militar, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e representantes dos setores de eventos, bares e restaurantes já havia definido maior rigor por parte do poder público na fiscalização de eventos irregulares a partir deste final de semana.

O temor dos empresários, reforçado pela categoria na reunião desta quinta com Belivaldo, é que os números da covid-19 voltem a crescer e novas medidas restritivas sejam impostas. “Precisamos continuar trabalhando com segurança”, disse Bruno Dórea, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes Sergipe (Abrasel), ao F5 News. 

Variante Delta 

A inquietação do governador Belivaldo Chagas encontra amparo na ciência. Durante a reunião, o professor Lysandro Borges, coordenador da Força Tarefa Covid-19 da UFS, fez um alerta sobre a circulação da variante delta em 20 estados, e defendeu a aceleração da vacinação justamente para conter essa linhagem do novo coronavírus, caso chegue a Sergipe. 

A variante delta, identificada pela primeira vez na Índia, tem colocado autoridades sanitárias em alerta pelo alto grau de transmissibilidade. Até o momento, porém, estudos indicam que as vacinas contra covid-19 utilizadas no país oferecem proteção à cepa, ainda que possivelmente em menor grau.


 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado