Fiéis lotam Catedral Metropolitana durante celebrações do Natal | F5 News - Sergipe Atualizado

Fiéis lotam Catedral Metropolitana durante celebrações do Natal
Cotidiano 25/12/2014 08h43


Na noite dessa quarta-feira (24), o Arcebispo de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa presidiu a celebração da Missa de Natal, na Catedral Metropolitana. O Padre Manoel Barbosa, Vigário Geral e Pároco da Catedral e, o Padre Geovane, concelebraram com o Arcebispo. Fiéis, Religiosos,Religiosas, Movimentos, Pastorais e Comunidades Católicas foram rezar a Missa de Ação de Graças pelo Nascimento de Cristo e lotaram o templo.

Em sua homilia, Dom Lessa (foto abaixo) lembrou do Menino Jesus, que veio ao mundo de maneira tão simples, pobre e iluminado por ser o Filho de Deus, ensinou ao Mundo que o Amor existe. "Ele é o verdadeiro Príncipe o Rei dos Reis, mas quis demonstrar aos homens, que nada disso interessa, o poder do Mundo é efêmero e, Cristo, foi testemunho para os homens", concluiu o Arcebispo de Aracaju.

Na virada do dia 24 para 25 de dezembro ocorreu a celebração da tradicional Missa do Galo, que segundo o Padre Marcelo Santos, teve origem no fato de Jesus ser considerado o sol nascente que veio nos visitar, clareando a escuridão. “Por isso, nas igrejas mais antigas, podemos ver um galo em seus campanários, para representar a luz Divina” afirma.

O padre ainda salienta que caracteriza o nascer do sol e o seu canto simboliza o amanhecer, comemorado pelos pagãos, como forma de agradecer ao Deus-Sol o surgimento do sol após o longo período de inverno.

A Igreja Católica realiza essa missa desde o ano 330 d.C, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, na Itália, e o galo a concebe por representar vigilância, fidelidade e testemunho cristão. Durante a segunda Missa do Galo de seu pontificado, o Papa Francisco pediu aos católicos que respondam com "ternura e doçura" às situações mais duras do mundo.

"Temos a coragem de acolher com ternura as situações difíceis e os problemas de quem está ao nosso lado, ou preferimos soluções impessoais, talvez eficazes, mas sem o calor do Evangelho?", questionou o pontífice durante a solene homilia. "Quanta necessidade de ternura o mundo tem hoje!", afirmou ele, diante dos cerca de cinco mil peregrinos que assistiam à cerimônia.

O papa também explicou o significado do nascimento de Jesus para os cristãos: "uma luz que irrompe e dissipa a mais densa escuridão".

*Com informações da Arquidicocese de Aracaju e de O GLOBO.

Fotos: Rosalvo Nogueira/Curia

Mais Notícias de Cotidiano
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Em Sergipe, foram estabelecidos 59 locais de aplicação e 1.114 salas
Ana Lícia Menezes/PMA
01/05/2024  13h24 Vacinação contra a dengue para crianças inicia nesta quinta (02)
Serão disponibilizadas 9.833 doses de vacina para crianças entre 10 e 14 anos
Flavia Pacheco/SES
01/05/2024  13h18 Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Entenda os principais motivos por trás do retorno da dengue e as ações necessárias
Freepik
01/05/2024  10h20 Homem é executado a tiros dentro de residência em Dores (SE)
Crime ocorreu na noite desta terça (30). Motivação seria rixa entre vítima e suspeito
Freepik/Ilustrativa
01/05/2024  10h00 Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo
Chaveiro, sapateiro e feirante ainda ocupam espaço no mercado de trabalho atual

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado