Filha de Lampião e Maria Bonita recebe título de cidadã aracajuana | F5 News - Sergipe Atualizado

Homenagem
Filha de Lampião e Maria Bonita recebe título de cidadã aracajuana
Presidente da Câmera de Vereadores, Ricardo Vasconcelos, entregou o título
Cotidiano | Por F5 News 12/05/2023 11h00


Nessa quinta-feira (11), Expedita Ferreira Nunes, filha de Virgulino Ferreira Silva e Maria Gomes de Oliveira, historicamente conhecidos como Lampião e Maria Bonita, recebeu da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o título de cidadã aracajuana. A honraria foi entregue pelo presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Ricardo Vasconcelos. 

“Dona Expedita nos dias de hoje, traz toda a história dos pais. É uma memória viva! É Lampião e Maria Bonita sendo tratado e recontado aqui para nós. Esse  título é muito simbólico para mim. Talvez tenha sido um dos mais prestigiados aqui na Câmara de Vereadores. E ela faz jus a isso”, afirmou Ricardo Vasconcelos durante a cerimônia.

Expedita, que é natural de Porto da Folha, no Alto Sertão Sergipano, agradeceu o título. “Eu não esperava, mas chegou o momento. Tenho muito que agradecer ao presidente da Câmara e a todos que compõe ela”, declarou.

Ainda durante a cerimônia, Ricardo Vasconcelos confirmou o apoio da CMA para a construção do Museu do Cangaço. 

História
Expedita nasceu em 13 de setembro de 1932 na Fazenda Exu em Porto da Folha, no Alto Sertão sergipano. Ela é filha única do casal cangaceiro.

Até os 9 anos de idade, Expedita foi criada por Severo e Aurora, coiteiros de Lampião. Depois, já órfã, foi entregue aos cuidados de João Ferreira, seu tio paterno, irmão de Lampião, que vivia em Propriá. 

A princesa do Cangaço se mudou para Aracaju em 1947 e aqui fixou residência, constituindo família com Manoel Messias Neto, com quem teve quatro filhos: Dejair, Vera Lúcia, Gleuse Meire e Iza Cristina, e três netas: Karla, Gleuse e Luana. 

Por muitos anos, Expedita se viu obrigada a omitir a sua verdadeira filiação com medo de ações do cangaço. Contudo, em 1953, a Revista O Cruzeiro a descobriu e deu destaque pela primeira vez na imprensa à herdeira de Lampião e Maria Bonita. 

Consciente da importante trajetória de seus pais, Expedita vem lutando pela preservação do legado histórico e cultural deixado pelos reis do cangaço. Maior exemplo, foi a saga que ela capitaneou para recuperar os restos mortais de Lampião e Maria Bonita que ficaram insepultos no Instituto Nina Rodrigues, em Salvador, por 31 anos.

Em 2023, ela foi destaque em um dos carros alegóricos que homenageava seu pai no desfile da escola de samba Mancha Verde, em São Paulo. Além do desfile paulista ela esteve no Rio e foi destaque no desfile da escola de samba Imperatriz Leopoldinense. Com um enredo sobre o Rei do Cangaço e sua história, a escola foi a grande campeã deste ano.

Com informações da Câmara Municipal de Aracaju (CMA)

Edição de texto: Ana Luisa
Mais Notícias de Cotidiano
Hemose
06/05/2024  18h30 Hemose realiza coleta externa de sangue no município de Tobias Barreto
Divulgação
06/05/2024  18h00 Aracaju se prepara para receber o maior festival gastronômico do mundo
Pixabay/Ilustrativa
06/05/2024  17h43 Suspeito de matar homem com tiro no rosto em Itabaianinha é preso
Alese
06/05/2024  17h22 Pai de paciente agride médico durante atendimento no Hospital de Itabaianinha
SES/divulgação
06/05/2024  16h36 Vacina contra a dengue passa será ofertada em mais oito UBS de Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado