Força-tarefa de fiscalização atua durante todo o feriado | F5 News - Sergipe Atualizado

Força-tarefa de fiscalização atua durante todo o feriado
Além da fiscalização nas praias, há também a ronda do toque de recolher
Cotidiano | Por Agência Aracaju de Notícias 21/04/2021 17h12


Se, tempos atrás, feriado era dia aproveitar as praias de Aracaju, com a pandemia e o reforço das medidas restritivas, essa atividade não foi possível, nesta quarta-feira (21), Dia de Tiradentes. Isto porque segue em vigor tanto o toque de recolher, das 22h às 5h, como também a proibição das atividades na faixa litorânea da capital sergipana.

Essas medidas estão contidas no decreto municipal 6.429/21, válido até essa quinta-feira (22), quando uma nova avaliação do cenário será feita pela Prefeitura de Aracaju. Essas restrições foram decretadas há mais de um mês, sendo atualizadas semanalmente, de acordo com as avaliações do cenário da pandemia, na capital. 

Assim como ficou definido em reunião realizada, na terça-feira (20), entre os órgãos da Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), mais uma força tarefa atuou durante toda esta quarta para fiscalizar e coibir ações que estão proibidas mediante decreto publicado.
 
A ação integrada entre a Defesa Civil de Aracaju, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) esteve atenta, principalmente, à movimentação nas praias, cuja circulação de pessoas e funcionamento de bares e restaurantes está proibida, neste feriado. 

Além das praias, o esquema de fiscalização contempla o monitoramento reforçado no Terminal da Atalaia, além dos bares nas faixas de areia, que podem funcionar, apenas, no sistema delivery [entrega] e take away [retirada], sem consumo no local.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça que a eficácia das medidas depende, também, da contribuição da população. 

“O fato de mantermos as praias fechadas para toda e qualquer atividade é porque pode gerar aglomerações. Não podemos liberar para uma prática e fechar para as demais, não seria o correto. Nosso intuito é preservar vidas. Enquanto ainda não vacinamos toda a população, temos que manter as medidas de restrição e, para isso, contamos com a contribuição das pessoas, que tenham mais consciência para que possamos vencer essa pandemia. Voltaremos a avaliar o cenário, mas, enquanto isso, as ações de enfrentamento continuam”, frisa Luís Fernando. 

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, aponta que, após mais de um mês da vigência dessas medidas, muitas pessoas ainda não se conscientizaram.

“Mais uma ação integrada e temos observado, ao longo da vigência dessas medidas, que, durante os feriados, há um maior fluxo de pessoas na faixa de areia das praias de Aracaju, mas seguimos nas orientações e orientando que as pessoas retornem às suas casas. Sempre dizemos que, o poder público precisa agir, mas a população também precisa fazer a sua parte no enfrentamento à pandemia”, ressalta o major.

Toque de recolher 

Além da fiscalização nas praias, há também a ronda do toque de recolher realizada pela GMA. 

“É preciso conscientizar as pessoas sobre o agravamento da pandemia, sobre o aumento da ocupação dos leitos de hospital. Tanto nas praias como no horário do toque de recolher, temos visto que a maior incidência do descumprimento das medidas é dos jovens, mas encontramos também outras faixas de idade, e isso é muito preocupante. Desta forma, essas fiscalizações diárias precisam ser realizadas. Nosso objetivo primordial é orientar as pessoas”, salienta o coordenador-geral da GMA, subinspetor Fernando Mendonça. 

Mais Notícias de Cotidiano
Max Carlos/Setur
11/05/2024  08h00 Conheça a diversidade de cores, sabores e cultura dos mercados de Aracaju
Divulgação
10/05/2024  19h00 Empresa de eventos é acionada pelo MPSE por não realizar shows em Aracaju
Pixabay/Ilustrativa
10/05/2024  17h41 Foragido por homicídio no bar da vítima é preso em Glória
Flávia Pacheco
10/05/2024  17h30 Governo iniciará novo protocolo para Carteira de Identificação da fibromialgia
PRF/ Reprodução
10/05/2024  17h13 Acidente entre carro e caminhão deixa vítimas presas às ferragens na BR-101

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado