Forró Caju 2015: SMTT apresenta plano de operação para o trânsito | F5 News - Sergipe Atualizado

Forró Caju 2015: SMTT apresenta plano de operação para o trânsito
Cotidiano 18/06/2015 13h52


Entre os dias 19 e 29 de junho, acontece uma das festas mais tradicionais da capital sergipana, o Forró Caju 2015. Por isso, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT),  preparou uma operação para organizar diariamente o trânsito na área próxima à Praça de Eventos dos Mercados Centrais, onde acontece o evento. 

Mais de 40 agentes de trânsito estarão presentes no festejo com o objetivo de controlar e fiscalizar o trânsito e os transportes na região, garantindo a segurança de condutores e pedestres que circularão na festa, e dos que não participarão dos festejos. Serão bloqueados acessos à Praça de Eventos, controlado o trânsito nos principais cruzamentos e vias que ficarão sobrecarregadas com o isolamento e implantada sinalização viária temporária.

O Plano de Operações será iniciado no dia da abertura do Forró Caju, na manhã de sexta-feira, 19, quando os agentes de trânsito farão o monitoramento da área da festa, principalmente a av Otoniel Dórea. Às 17h30 será implantado um binário na avenida, utilizando a faixa na orla do Rio Sergipe. A partir das 18h as ruas circunvizinhas à Praça de Eventos serão fechadas e o tráfego será liberado somente para veículos autorizados. Toda a operação acontecerá diariamente durante o período dos festejos.

O diretor de trânsito de Aracaju, cap. José Luiz Ferreira, falou que além do Plano de Operações Padrão, a SMTT preparou também um Plano de Contingência. “Nunca tivemos situações de pânico em que esse plano precisasse ser colocado em prática, mas trabalhamos com a prevenção e caso haja algum desastre, saberemos como agir, dando apoio total aos serviços de saúde e atendimento às vítimas. Trabalhamos nesse plano a três meses e quando se trata de trânsito, a SMTT, principalmente os agentes de trânsito, que atuam diariamente nas ruas, faz a operação ser a melhor possível”, disse.

Direção perigosa por embriaguez alcoólica, velocidade incompatível com a via, invasão das áreas isoladas ao trânsito de veículos, estacionamento em locais proibidos e/ou prejudiciais à fluidez do tráfego são consideradas pela SMTT infrações corriqueiras em eventos como o Forró Caju. Por isso, o contingente do órgão também atuará nessa frente, coibindo ações que possam colocar em risco a segurança das pessoas.

Vagas de Estacionamento

Pensando na mobilidade das pessoas com deficiência e idosos, a SMTT reservará a rua Santa Rosa, no trecho entre a av Otoniel Dórea e a rua José do Prado Franco, para estacionamento. Para utilizar essas vagas especiais, o veículo precisa estar identificado com o cartão obrigatório emitido pela própria SMTT. O estacionamento estará próximo à entrada da festa e ao Camarote da Acessibilidade, facilitando o acesso ao Forró Caju. Ônibus de turismo poderão estacionar na av Antônio Cabral, em frente ao Clube do Vasco.

Transporte

Quem desejar ir ao Forró Caju 2015 terá a opção do transporte público. Os ônibus que têm em seu trajeto o Terminal de Integração do Mercado ‘Manoel Aguiar Menezes’ funcionarão normalmente, assim como as demais linhas urbanas de Aracaju, seguindo o itinerário original e os horários de circulação previstos. Sendo assim, à meia-noite, os ônibus seguirão para o descanso e retornarão às 4h do outro dia.

Também serão disponibilizados quatro pontos especiais para táxis. Eles estarão dispostos na av Otoniel Dórea, próximo à Praça General Valadão, av Antônio Cabral com Simeão Sobral, em frente ao Clube do Vasco, e outro na av Coelho e Campos com Dr. Carlos Firpo. O ponto dos táxis-lotação localizado na av Dr. Carlos Firpo operará normalmente para atender passageiros da região metropolitana.

O superintendente da SMTT, Nelson Felipe da Silva Filho, concluiu: “o trânsito e o transporte é nossa exclusividade. Temos experiência, dedicação e força para realizar essa operação da melhor forma. Temos a parceria dos demais órgãos da Semdec, pois toda a secretaria está empenhada no Forró Caju. O Procon nos auxiliará na fiscalização do transporte irregular, pois é um serviço de consumo impróprio. Então, esse é o momento de mostrar o nosso valor”, encerrou.

Mais Notícias de Cotidiano
SSP
29/04/2024  07h51 Suspeito de homicídio é preso na cidade de Japoatã
Assassinato teria ocorrido após desentendimento. Arma do crime foi localizada
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Capital deverá ter o céu parcialmente nublado com pancadas de chuvas
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Ele disse ser usuário de drogas, não ter família e viver nas ruas de Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado