Fundação Hospitalar de Saúde inicia transição dos gestores | F5 News - Sergipe Atualizado

Fundação Hospitalar de Saúde inicia transição dos gestores
Cotidiano 13/01/2015 16h37


Da Redação

O processo de transição dos gestores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) já foi iniciado e durante esta terça-feira (13) os antigos gestores participaram de uma reunião com a nova diretoria, em seguida o novo corpo diretivo visitou os setores da sede da FHS. A reportagem de F5 News tentou acompanhar a visita, mas não foi autorizada. Por meio de sua assessoria de comunicação, a FHS informou que durante o encontro foram tratados mais diversos assuntos da gestão.

O novo diretor geral Hans Lobo (foto abaixo), que é contador, pós-graduado em Auditoria e trabalhava no Ipesaúde há oito anos, garantiu que a meta é dar continuidade aos trabalhos da atual gestão, mas fazendo as correções necessárias.  “Vamos continuar o trabalho já iniciado por doutor Hamilton Santana, que foi o de enxugamento da máquina, focando na melhoria da qualidade do serviço. A diretriz dada pelo governador Jackson Barreto é de cuidar de gente. É isso que vamos fazer através da manutenção dos processos de trabalho que dão certo e corrigindo os que são necessários. Uma das nossas metas é informatizar os serviços para melhorar a gestão”, assegurou. 

 

A diretoria administrativo-financeira será assumida por Evandro Barreto. Também contador e pós-graduado em Auditoria, Evandro está há 14 anos no serviço público. “Estamos tomando pé da situação. Nossa função é tentar otimizar os recursos. Por isso, essa fase de transição é tão importante: precisamos ter um conhecimento mais de perto”, afirmou.

Para a diretoria operacional irá o biomédico pós-graduado em Administração Pública, Cláudio Santos. O novo diretor faz parte do quadro efetivo da Secretaria de Estado da Saúde há 25 anos. Ele também já esteve à frente da Central de Logística da FHS no ano passado. “A Diretoria Operacional é ampla e complexa. O principal desafio é otimizar os serviços para garantir qualidade na assistência”, pontuou.

Durante o encontro, os organogramas, contratos e quadro de pessoal foram apresentados aos novos gestores. Além disso, foi passado um panorama do que foi melhorado. “Eu entendo que a nova gestão tem muitos desafios. Um deles é a informatização. Tenho certeza de que farão um excelente trabalho. São pessoas da confiança do governador e do secretário de Saúde, José Macedo Sobral”, avaliou Hamilton Santana, ex-diretor geral.

Na reunião do conselho curador, que aconteceu na última segunda (12), a gestão apresentou a economia feita em contratos da Fundação. “Foram mais de R$ 60 milhões que foram economizados em contratos e aplicados em outras áreas, como em compra de insumos e medicamentos”, observou Hamilton.

Durante os 13 meses em que Hamilton Santana esteve à frente da FHS, houve um aumento na carteira de serviços ofertada pela Fundação. “Passamos a ofertar leitos de UTI em Itabaiana, aumentamos a UTI do Huse, abrimos o centro cirúrgico em Estância, formamos uma frota reserva no Samu e colocamos 100% da frota operacionalizada”, elencou.

A ex-diretora operacional, Luciana Prudente, também está acompanhando pessoalmente o processo de transição. Segundo ela, uma das grandes marcas deixadas foi o fortalecimento da capacidade gerencial. “As unidades do interior se aproximaram da sede e das unidades de alta complexidade, que são o Huse e a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes. O Samu também avançou, tanto do ponto de vista interno como na percepção do seu papel como ator importante dentro da rede de urgência”, apontou.

Luciana Prudente ainda apontou como avanços a aproximação do operacional a outras áreas importantes, como a financeira e a logísticas. “Tivemos uma postura voltada para o planejamento e monitoramento. Isso é primordial para quem faz a gestão de 14 unidades”, finalizou.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

Fotos: Ricardo Pinho

Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Água, alimentos não perecíveis e material de limpeza são prioridades
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
Mais de 67 mil vagas são oferecidas, segundo o Ministério da Educação
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
Linda alega que foi ferida tradição democrática e ignorada participação da comunidade
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
A PM informou que foram recebidos com hostilidade pelos suspeitos
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)
Ação visa aproximar o cidadão da doação de sangue e ampliar os estoques

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado