Garis continuam sem coletar lixo em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Garis continuam sem coletar lixo em Aracaju
Problema será discutido em reunião na Delegacia Regional do Trabalho
Cotidiano 05/11/2015 10h30


Por Fernanda Araujo

Nesta quinta-feira (05) continua suspensa a coleta de lixo em Aracaju (SE) e permanecerá assim até o meio dia, como confirmou o Sindicato dos Empregados da Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindlimp). No entanto, a partir de amanhã pode ser que o serviço seja normalizado, caso a empresa Torre, responsável pelo recolhimento do lixo na capital, entre em acordo com a categoria ainda hoje.

Para que todas as pendências sejam regularizadas – pagamento do ticket alimentação, vale-transporte e cesta básica – o sindicato convocou uma reunião com a Torre, às 14h30, na Delegacia Regional do Trabalho.

“Se a Prefeitura quiser comparecer será importante para resolvermos isso o mais rápido possível. Esses atrasos vêm sendo recorrentes, já tem cinco dias com esse problema e a gente não aguenta mais. A empresa se comprometeu que hoje iria sair o pagamento, só acreditamos quando estiver no papel e assinado”, afirma o presidente do sindicato, Rayvanderson Fernandes.

Se não houver acordo, os garis prometem continuar com a paralisação e fazer nova assembleia sexta-feira (06), às 6h, na empresa. Fernandes dá o recado: “só depende deles”.

Essa não é a primeira paralisação. Em janeiro deste ano, a categoria também parou os serviços devido à ausência de negociação do acordo coletivo com mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), sobre questões de reajuste e piso salarial, aumento no valor do auxilio alimentação e concessão de plano de saúde e auxílio creche.

Torre estranha paralisação

A Torre Empreendimentos afirma que tem atuado para retomar o mais breve possível a coleta do lixo na cidade, juntamente com a Prefeitura. Em nota, a empresa cita que na última quarta-feira (04), início da greve, a direção se reuniu com o Sindlimp e com a Emsurb. “Deixamos claro que o vale-transporte dos trabalhadores foi pago e negamos a possibilidade de demissão em massa”.

A empresa concordou em abonar o ponto dos trabalhadores que paralisaram suas atividades e alega que todas as reivindicações foram discutidas com intermediação da Emsurb. “Ainda assim, estranhamente a categoria não aceitou o acordo que estava sendo construído com muita transparência e diálogo, comunicando que pretende realizar amanhã nova assembleia, com um número maior de associados”, diz a nota, que encerra apelando pelo bom senso do sindicato, para que os serviços sejam retomados e não haja prejuízo à população.

Foto: Will Rodrigues/ arquivo F5 News

Matérias relacionadas

Prefeitura diz ter pago a Torre, mas Aracaju está sem coleta de lixo

Após liminar, 50% dos garis já retornaram aos trabalhos

Mais Notícias de Cotidiano
Freepik/Ilustrativa
14/05/2024  18h18 Polícia indicia três pessoas por bullying e ameaça em Monte Alegre
Dois adolescentes e um maior foram indiciados após a vítima ser hospitalizada
Erick O'Hara/ Ilustrativa
14/05/2024  18h06 Prefeitura de Aracaju anuncia concurso para professores com 425 vagas
A maioria das vagas - 359 - é destinada a profissionais graduados em pedagogia
Adilson Andrade
14/05/2024  17h48 UFS divulga 2ª lista de aprovados no Sisu 2024 e abre pré-matrícula
Mais de 200 vagas estão disponíveis; aprovados devem realizar a pré-matrícula
BPRv/Reprodução
14/05/2024  17h05 Motociclista fica ferido após colisão traseira na SE-100 em Estância
Condutor da motocicleta foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência
Gilvan Rocha/Agência Brasil
14/05/2024  16h13 Campanha do IFS arrecada doações para vítimas do Rio Grande do Sul
Local estará aberto para receber doações da comunidade interna e externa diariamente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado