Governo de Sergipe e Exército traçam plano de combate ao Aedes Aegypti | F5 News - Sergipe Atualizado

Governo de Sergipe e Exército traçam plano de combate ao Aedes Aegypti
Cem militares vão às ruas para ajudar nas ações da SES
Cotidiano 07/12/2015 13h24


Da Redação

O secretário da Saúde de Sergipe, José Sobral, participou de uma reunião com o comando do 28º Batalhão de Caçadores do Exército nesta segunda-feira (7) para firmar uma parceria no combate ao mosquito transmissor do Zika Vírus, que tem provocado o aumento de casos de microcefalia em recém-nascidos. Na semana passada, o Estado já tinha decretado situação de emergência em saúde pública por conta da doença. Em 36 municípios sergipanos já foram identificados 100 bebês com a malformação cefálica.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), quase mil agentes de saúde atuam no território sergipano com ações de prevenção e combate aos focos do mosquito. A parceria com o Exército vai possibilitar que 100 militares passem a atuar com as brigadas, sobretudo nas cidades que apresentam alto risco de infestação, entre elas, Itabaianinha, Simão Dias e Nossa Senhora Aparecida. Além das brigadas de endemias, a SES acionou 17 carros fumacê para aplicação de UBV nos municípios em estado de alerta e com alto risco de infestação pelo mosquito.

O tenente-coronel Silva Neto, comandante do 28º Batalhão, infomrou que o trabalho terá início na próxima quinta-feira, 10, quando os militares participarão de uma capacitação com os agentes de endemias de sete municípios. Lá, eles serão orientados e participarão do planejamento das visitas nas residências. “A ação efetiva será iniciada no sábado (12), no município de Barra dos Coqueiros. A cada visita, dois militares devem acompanhar um agente, vasculhando todos os possíveis criadouros do mosquito e intensificando o trabalho realizado”, explicou o tenente-coronel, pedindo a colaboração da população. “Abram suas portas e recebam as equipes. As pessoas precisam se conscientizar de que a luta é de todos, e nós só teremos resultados positivos se houver a participação do povo”, ressaltou.

Segundo dados da SES, 82% dos focos do mosquito em Sergipe são encontrados em reservatórios de água, dentro das casas das pessoas. Por isso, o apelo para a conscientização é válido e necessário. “A estratégia depende da contribuição de todos, principalmente porque o combate ao Aedes aegypti não acontece uma única vez. Existe um ciclo de quatro semanas que precisa ser cumprido para que a visita surta efeito”, esclarece Sobral.

Nesta semana, a Brigada Itinerante do Estado estará nos municípios de Japoatã, entre os dias 7 e 9, e Pirambu, nos dias 10 e 11. É importante que os moradores recebam os agentes de endemias e contribuam com o trabalho na busca por possíveis focos. As equipes também farão vistorias em praças e terrenos baldios, e estarão em algumas escolas das regiões para realizar um trabalho educativo com crianças e adolescentes.

Na programação do mês de dezembro, também está definida a visita do carro fumacê nos municípios de Neópolis, Capela, Siriri, Cedro de São João, Propriá, Nossa Senhora das Dores, Japoatã, Pirambu, Japaratuba, Itabaianinha, Riachão do Dantas, Pedrinhas e Gararu. A estratégia para o mês de janeiro será divulgada em breve, baseada nos estudos que detectam as regiões de alto índice de infestação.

Na semana passada, o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o Zika Vírus e casos de microcefalia. Exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos. Na última segunda-feira (30) foi registrada a primeira morte de um recém-nascido com a suspeita da microcefalia em Sergipe.

Na capital sergipana, a orientação é de que as pessoas denunciem casos de suspeita de focos do mosquito, ligando para a Ouvidoria através do telefone 156. A partir de agora, cerca de 900 agentes de endemias estarão nas ruas e as residências que estiverem com o foco serão autuadas. A equipe fará a limpeza do local e o morador terá prazo de dez dias para resolver o problema. A Vigilância Sanitária retornará ao local e, caso não resolva, o morador receberá multa inicial de R$ 100, valor que em caso de reincidência pode duplicar.

Foto: reprodução twitter SES

​*Com informações da SES

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação PM
18/05/2024  10h17 Três pessoas ficam feridas após acidente na Tancredo Neves, em Aracaju
Sinistro aconteceu na madrugada deste sábado (18). Motorista fugiu do local
Marcos Rodrigues/Agência Sergipe
18/05/2024  08h33 Sergipe tem sete municípios em situação de emergência
São seis municípios foram afetados pela seca e estiagem e um em razão das chuvas
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
18/05/2024  08h10 Confira a previsão do tempo para Aracaju neste sábado (18)
Capital está com alerta vermelho com possibilidade de grande volume de chuvas
Ilustrativo/ Pixabay
18/05/2024  08h00 Herança digital: Saiba como proceder com a redes sociais após a morte
A tecnologia permite que algumas redes transformem o perfil em memorial
Ilustrativo/ Freepik
18/05/2024  07h00 Protetor solar vencido: saiba se pode usar produto fora da validade
O protetor solar perde a validade entre 12 e 24 meses após a fabricação

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado