Governo realiza últimos ajustes para abertura do Verão Sergipe 2024 | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Governo realiza últimos ajustes para abertura do Verão Sergipe 2024
Evento atua como vetor para fortalecimento do turismo e movimentação da economia
Cotidiano | Por Agência Sergipe 09/01/2024 11h33


Os preparativos para o Verão Sergipe 2024 seguem a todo vapor. A programação, que tem início na Praia da Caueira, em Itaporanga d’Ajuda, nos dias 12, 13 e 14 de janeiro, promete atrair turistas e visitantes para diversas regiões de Sergipe, promovendo os setores do turismo, hospedagem, alimentação e comércio, impulsionando a cultura e a economia, gerando emprego e renda na estação mais quente do ano.

Logo após a Caueira, o Verão Sergipe 2024 segue, de 19 a 21 de janeiro, na Ponta dos Mangues, em Pacatuba. Já de 26 a 28 o evento acontece em Canindé de São Francisco. O município de Pirambu sedia a programação de 2 a 4 de fevereiro, e o Carnaval do Abaís, em Estância, nos dias 10 a 12 de fevereiro, também terá o apoio do Governo do Estado por meio desse evento, retomado depois de dez anos da sua última edição.

O Verão Sergipe é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que visa o fortalecimento do turismo no interior do estado, proporcionando geração de renda e a movimentação da economia em Sergipe.

Serão no total mais de 50 atrações musicais de Sergipe e nacionais, exposição e feira de artesanato e competições em diversas modalidades esportivas, num investimento que chega a mais de R$ 10 milhões, devendo impactar em mais de 200 mil pessoas em todos os municípios-sede.

O Verão Sergipe 2024 contará com atrações como Hungria, Dilsinho, Chicabana, Maneva, Saulo, Bhaskar, Jau, Nando Reis, Jorge Ducci, Matheus Fernandes, Iguinho e Lulinha, Luiza Martins, Vitor Fernandes, Xande de Pilares, Psirico, Tayrone, Saia Elétrica, entre outras.

Além da programação musical com artistas locais e nacionais, o Verão Sergipe 2024 vai contar com competições e atividades esportivas ao longo dos dias de eventos, sempre aos sábados e domingos, no intuito de fortalecer a prática do esporte nas localidades. Serão realizadas competições em modalidades como: beach tennis, futevôlei, surfe, duathlon, corrida, passeio ciclístico, aquathlon, ciclismo, polo aquático, kitesurf, beach hand, basquete 3x3, triatlhon, frescobol 3x3, basquete, stand up, remo, vôlei de praia, beach soccer, beach basquete, mesabol, kitesurfe, aulão de yoga, trilha e jetski.

Segundo o secretário especial da Comunicação Social do Governo de Sergipe, Cleon Nascimento, coordenador do Grupo Técnico de Eventos do governo, a estrutura do Verão Sergipe já está 100% planejada, se encaminhando para a parte final de execução do projeto. “O Verão Sergipe está sendo planejado a várias mãos. Estão todos comprometidos para um evento seguro, em que as pessoas possam ir e se divertir. A gente já vem com a equipe multidisciplinar desde a concepção do projeto. Tivemos várias reuniões e todos os órgãos que estão ligados direto e indiretamente com a gestão do evento estão comprometidos para que a gente consiga, dentro do planejamento, fazer com que ele aconteça dentro do esperado”, disse, ao reforçar o envolvimento de todo o Governo de Sergipe.  

O evento conta com a participação de órgãos como: Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel), Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Defesa Civil, Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), Secretaria de Estado da Saúde (SES), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), Vigilância Sanitária, Secretaria de Estado da Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc), Superintendência Estadual da Juventude (Superjuv), Deso, Asplan, Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Polícia Rodoviária Federal, Juizado da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Energisa e Projeto Tamar.

Visibilidade cultural

Com uma programação musical vasta e diversificada, o evento se tornará palco para visibilidade da expressão artística e plataforma para artistas locais e nacionais.  Na opinião do secretário Cleon Nascimento, a expectativa é que o evento atraia um público de 70 mil pessoas por edição, abrindo espaço para o fortalecimento da cultura local.

Ele destaca que em todos os eventos do governo sempre tem se procurado valorizar as atrações locais. “Com isso, nós sempre tentamos, na estrutura artística do evento, compor com artistas locais e nacionais, dentro da infraestrutura que o evento demanda. Isso é um ponto importante, principalmente na lógica da interiorização da cultura, porque quando a gente pega um artista como esse e leva para uma cidade como Itaporanga, na Praia da Caueira, percebe-se uma movimentação da região não somente no ponto onde está acontecendo”, afirma, ao destacar que todas as cidades vizinhas podem ser impactadas também.

Na avaliação do secretário, isso movimenta também a cultura, porque outros eventos acontecerão de forma paralela. Enquanto na parte da noite são realizados os shows artísticos, durante o dia acontece a programação esportiva e, com toda essa movimentação acontecendo nos municípios abre-se uma brecha para que todo ciclo da cultura local seja fortalecido, uma vez que vai ter público presente para acessar essa produção dos municípios.

 GTE

Transcendendo a mera celebração sazonal, o Verão Sergipe 2024 emerge como um agente transformador que une cultura, esporte e economia, em uma sinfonia de vitalidade e crescimento para as regiões sergipanas. De acordo com o secretário, a Secom desempenha um papel importante de coordenação, no intuito de garantir o sucesso e efetividade do evento. Desta maneira, supervisiona um grupo de trabalho (GTE) dividido em áreas como: segurança e saúde, logística e infraestrutura, estrutura, esporte, artístico e produção, comunicação, pesquisa, jurídico.

“A Secom tem uma transversalidade em relação às outras pastas do Governo e esses eventos nós encabeçamos justamente porque temos um núcleo, esse grupo de trabalho que foi homologado ano passado pelo governador e tem a responsabilidade de conduzir o processo desses eventos. Temos uma parceria importante de pastas como Turismo, Trabalho, além da Segurança Pública. Mas todas as pastas estão envolvidas e o nosso papel é direcionar os esforços para que a gente consiga liderar. Não é simplesmente uma festa, um evento de governo. E todos os eventos de governo como naturalmente são conduzidos a Secom faz parte para que a gente consiga manter o posicionamento do governo, que quer ficar mais próximo da população e fazer com que a comunicação esteja alinhada com os preceitos da administração pública. Tudo isso é um grande projeto que já vem sendo encabeçado pelo governador Fábio, em que nós temos um planejamento desse calendário de eventos e, à medida que vai sendo executado, vamos monitorando para que aconteça dentro da melhor conformidade possível”, explicou Cleon. 

Economia

Outro ponto importante na promoção da festividade é o motor econômico que o evento deve alavancar na geração de emprego e renda nas localidades envolvidas. Ao atrair turistas e sergipanos de diversas regiões, o Verão Sergipe injeta vitalidade nos setores de turismo, hospedagem, alimentação e comércio, impulsionando a economia local

“O investimento vai na casa de mais de R$ 10 milhões. Quando a gente olha para um valor desse porte, nós temos a arrecadação, mobilização, geração de emprego e renda, principalmente quando se observa o mercado informal, contratações temporárias, percebemos que esse valor é diluído muito facilmente. O mais importante é que a gente está interiorizando uma ação desse porte, porque levamos para as cidades do interior uma infraestrutura que faz com que aquelas cidades consigam receber um fluxo de turistas. Ou seja, a gente sabe que movimenta a cidade de toda forma possível. Então, não é uma festa, é um evento em que a gente consegue entender a importância, principalmente para cada município que está recebendo. Numa questão de infraestrutura, comércio, e, principalmente, o setor de turismo que é muito explorado”, reforçou.

Parcerias

Além do envolvimento de diversos órgãos do Governo de Sergipe, o evento conta com a parceria das prefeituras de Itaporanga, Canindé, Pacatuba, Pirambu e Estância. “Os municípios estão envolvidos, engajados nesse projeto. Participaram da concepção desse projeto que já vem há mais de quatro meses sendo planejado. Então todos os prefeitos de todas as cidades que vão sediar já foram comunicados, já foram conversados, estão dando apoio necessário para que o evento aconteça, tanto na parte de infraestrutura, quanto na parte logística. Além disso, temos também o envolvimento de todo trade turístico para que nesse período a gente consiga fazer toda uma logística para que essas cidades ofereçam todo suporte necessário para os turistas”, declarou Cleon.

Mais Notícias de Cotidiano
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado