Greve dos médicos compromete atendimento nas UPAs de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Greve dos médicos compromete atendimento nas UPAs de Aracaju
PMA diz que já pagou salários.Categoria faz assembleia hoje a tarde
Cotidiano 05/02/2016 11h52


Por Fernanda Araujo

Quem procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, teve que voltar sem atendimento nesta sexta-feira (05). A unidade da zona sul de Aracaju (SE) estava praticamente vazia, mas alguns pacientes ainda insistiam no atendimento apesar da greve decretada pelos médicos, enfermeiros e assistentes sociais.

A senhora Josefa do Nascimento de Jesus, de 62 anos, estava com o marido para tentar atendimento. Com dores no peito e nas costas ouviu dos atendentes que não tinha médico para atendê-la. “Vim de casa, há dois dias eu esperei para ver se passava a dor, mas agora piorou, quando 

venho não sou atendida. Eu ouvi dizer que iam entrar em greve, mas não sabia quando e nem se teria aqui também”, lamenta.

A jovem Iara Imperatriz, caixa de uma loja de imóveis, saiu do trabalho para a unidade, sem conseguir atestado médico, corre o risco de levar falta.

“Vou ter que voltar pra casa. Vou para o João Alves (hospital)? Daquele jeito lotado e não ser atendida? Acho que tenho infecção intestinal, estou há seis dias com diarreia. Vim buscar atendimento e disseram que não tem clínico geral. Essa greve é uma palhaçada, a gente não tem nada a ver com o atraso de pagamento deles”, critica.

A dona de casa Miriam dos Santos levou a filha Milena de dois anos que caiu e torceu a mão, que estava visivelmente inchada. Agoniada com a situação da menina também recebeu informação de que não tinha médico. “Agora o jeito é ir para o hospital João Alves”, disse apressada.  

Por conta do carnaval, as Unidades de Saúde da Família (USFs) fecham hoje e só reabrem na próxima quinta-feira (11) às 7h. Somente as duas UPAs, zona sul, e a Nestor Piva no bairro Siqueira Campos, zona norte, continuam abertas. No entanto, o Sindimed decretou que nesta paralisação as unidades de urgência também teriam efetivo reduzido, mantendo apenas 50%. Diferente das outras greves em que somente as unidades básicas eram afetadas.  

Questionada pelo F5 News se por conta da greve haveria esquema especial durante a festa carnavalesca, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o salário deve entrar hoje e por isso acredita-se que a greve deve ser finalizada e  que o efetivos nas duas UPAs deve ser normalizado. A assistência deve ficar por conta dos dois hospitais. A assessoria de comunicação ficou ainda de retornar com mais informações, mas até a publicação da matéria não houve retorno.

O Sindimed marcou uma assembleia extraordinária para às 16 horas desta sexta a fim de reavaliar o movimento grevista que pode ser suspenso se o pagamento for confirmado. 

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

Mais Notícias de Cotidiano
SSP
03/05/2024  09h59 Homem é preso após cobrar dinheiro para devolver celular roubado
Fato aconteceu na Cidade de Barra dos Coqueiros. Investigado já tem histórico criminal
Ilustrativo/ Freepik
03/05/2024  09h30 Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado
Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo (5) em 228 municípios do Brasil
Reprodução/ Polícia Militar
03/05/2024  08h48 Suspeito de cometer homicídio em Marcelândia (MT) é preso em Glória (SE)
A prisão aconteceu enquanto a equipe realizava o patrulhamento no município
Reprodução/ SSP/SE
03/05/2024  08h26 SSP disponibiliza números auxiliares em razão de instabilidades no 190 e 193
Instabilidade foi provocadas por falhas em aparelhos da operadora OI
Reprodução/ Gabriel Ribeiro
03/05/2024  08h06 ITPS orienta sergipanos a responderem pesquisa sobre uso do GNV
Dados serão utilizados para revisão e aprimoramento das regras sobre GNV

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado