Grupo Multserv realiza ação de conscientização sobre o câncer de próstata | F5 News - Sergipe Atualizado

Novembro Azul
Grupo Multserv realiza ação de conscientização sobre o câncer de próstata
A ação da empresa integra a campanha internacional de combate à doença
Cotidiano | Por F5 News 22/11/2023 13h05 - Atualizado em 22/11/2023 15h58


Na manhã desta quarta-feira (22), o Grupo Multserv realizou uma roda de conversa sobre a campanha internacional “Novembro Azul” e a importância dos cuidados e prevenção do câncer de próstata.

Com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, os colaboradores do grupo se reuniram no auditório para prestigiar a ação.

O médico do trabalho Roberto Soares foi o responsável por disseminar as informações.

Na ocasião, ele respondeu perguntas e dúvidas que foram feitas pelos colaboradores e, ao F5 News, afirmou que através da iniciativa, possivelmente, muitos homens foram impactados sobre a importância da prevenção.

“É um passo a cada dia. Sabemos que a conscientização não vai ter 100% de adesão, mas alguns vão ficar com o pensamento e irão realizar os exames necessários”, disse ao F5 News.

É este o pensamento do técnico de informática do grupo, Ivan Luiz, após a ação. “Todas as informações sobre o tratamento e as dúvidas podem influenciar no dia a dia. Então, com a campanha Novembro Azul, os homens, com estas informações, irão começar a se cuidar mais e procurar o médico”, disse em entrevista ao portal.

A iniciativa é uma continuidade das ações do Programa ASSEGURE (Ações de Saúde e Segurança Educativas), que são voltadas para prevenção em saúde. 

“Todo mês este grupo se reúne para poder promover  as atividades de ação e saúde. Tivemos uma reunião do grupo com vários colaboradores de vários setores para poder ter um maior número de ideias possíveis e também atingir várias pessoas”, disse a enfermeira do trabalho Mysia Santana. 

“A partir da idealização, trouxemos uma proposta mais dinâmica, porque, às vezes, a palestra se torna um pouco cansativa e oportunizar que as pessoas façam perguntas, já que é um assunto que traz um certo constrangimento e a possibilidade de trazer a informação de forma mais didática”, completou Mysia.

Para Roberto Soares, tratar sobre o assunto em uma empresa tem impactos muito positivos. “O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte dos homens e, com isso, a prevenção tem uma grande importância. É possível detectar através do exame e um deles é do toque retal, que existe um grande preconceito e temos que dar uma certa orientação para acabar com esse preconceito”, disse ainda.

“As campanhas do ASSEGURE são importantes para desenvolver uma conscientização e sensibilizar as pessoas no que se diz cuidar de si mesmo, cuidar do outro e desenvolver ações preventivas. Então, a empresa está investindo muito nisso, nesta questão pessoal e individual, porque sabemos que a empresa cresce na parte de produtividade”, afirmou o engenheiro de Segurança do Trabalho Cariosvaldo Alves. 

Ao final, num momento de descontração, foi feito um sorteio de brindes, envolvendo sessão de auriculoterapia, copos, garrafas, perfume e outros.

Sobre o Novembro Azul

Novembro Azul é uma campanha realizada no mundo inteiro durante todo o mês, visando conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O câncer é um fator de saúde pública mundial. O Sistema de Informação sobre Mortalidade e dos Registros de Câncer de Base Populacional estima que, para o triênio 2023-2025, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil. 

O câncer de próstata é um dos mais incidentes, com 71.730 mil casos novos, correspondendo a um risco estimado de 67,86 casos a cada 100 mil homens.

A sua detecção é feita por meio de exame de toque retal (exame de próstata). Os especialistas comentam que o exame é importante para detectar precocemente o aparecimento da doença, bem como problemas na próstata.

Outro exame é a dosagem de antígeno prostático específico (PSA) feita por meio da coleta de sangue para medir os níveis de PSA, uma substância produzida pela próstata. Mas ressaltam que é importante que o médico observe, mesmo com os níveis elevados do PSA, a existência de outras condições benignas na próstata. 

Com informações do Governo Federal
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Arquivo pessoal
03/05/2024  17h49 Suspeito de racismo e LGBTfobia em lanchonete de Aracaju é intimado
Arthuro Paganini
03/05/2024  17h41 Chuvas em Aracaju: abril bate recorde e previsão é de mais precipitação em maio
Jadilson Simões/Alese
03/05/2024  17h35 Justiça mantém condenação da primeira-dama de Simão Dias por transfobia
Lícia Menezes/ PMA
03/05/2024  17h31 Trânsito será alterado neste sábado para corrida na Orla de Atalaia
Polícia Civil/Reprodução
03/05/2024  17h00 Suspeito de assalto se rende à polícia após fotos divulgadas em Aracaju

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado