Homem é preso por fingir ser prefeito de Aracaju e aplicar golpes | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Homem é preso por fingir ser prefeito de Aracaju e aplicar golpes
Ele ia em cidades aplicar golpes em empresários solicitando ajuda financeira
Cotidiano | Por F5 News 21/03/2024 18h21


As Polícias Civis dos estados de Sergipe e Rio Grande do Norte realizaram uma operação conjunta na cidade de Natal, resultando na prisão de um homem acusado de estelionato. O indivíduo é suspeito de se passar por prefeito de Aracaju e outras cidades para aplicar golpes em empresários, solicitando ajuda financeira sob pretextos falsos.

A operação ocorreu na manhã de terça-feira (19), com os detalhes sendo divulgados nesta quinta-feira (21).

O caso veio à tona após o Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) de Sergipe, por meio da Delegacia Especial de Repressão à Crimes Cibernéticos (DRCC), receber denúncias de empresários que teriam sido vítimas do golpe. 

O suspeito, que residia no Rio Grande do Norte, teria utilizado essa estratégia para se passar por prefeitos de várias cidades, incluindo Nossa Senhora do Socorro e Estância em Sergipe, além de municípios em outros estados.

De acordo com o delegado André Baronto, diretor do Depatri, o golpista contactava os empresários simulando ser o prefeito de Aracaju ou outras cidades e pedia contribuições financeiras urgentes para o transporte de vacinas contra o coronavírus. 

As investigações revelaram que o suspeito também tentou se passar por prefeito de outras localidades, operando a partir de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.

Após avanços nas investigações, a Justiça emitiu um mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão contra o investigado. Durante a operação, foram apreendidos um celular e diversos chips de telefones.

A ação contou com a colaboração da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) do Rio Grande do Norte, culminando na prisão do suspeito em um shopping de Natal.

André Baronto detalhou o modus operandi do suspeito, que inicialmente se apresentava como assessor dos prefeitos antes de se passar pelos próprios gestores municipais, solicitando apoio financeiro para supostos transportes urgentes relacionados à covid-19. 

O golpe foi descoberto após alguns empresários realizarem transferências bancárias, enquanto outros suspeitaram da fraude e notificaram a polícia.

O suspeito, que já havia sido preso anteriormente por crime semelhante em Natal, agora enfrenta novas acusações pelo crime de estelionato. 

Segundo a Polícia Civil, ele foi encaminhado à unidade da Polícia Civil do Rio Grande do Norte para os procedimentos legais.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação SSP
19/05/2024  20h08 Operação prende investigados por morte de homem em condição de rua
Agência Aracaju
19/05/2024  17h37 Mercados Virgínia Franco e Milton Santos estarão fechados nesta segunda (20)
Reprodução Redes Sociais
19/05/2024  13h36 Duas pessoas ficam feridas em colisão entre carro e caminhão
Divulgação PM
19/05/2024  10h41 Polícia resgata mais de 50 animais silvestres em Riachão do Dantas
Divulgação BPRv
19/05/2024  07h38 Motociclista morre após colisão em Porto da Folha (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado