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Educação
Iniciadas matrículas escolares na rede pública de Aracaju
Primeira fase da matrícula acontece até o dia 29 de dezembro, pela internet
Cotidiano 21/12/2023 10h23


A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou as matrículas escolares para o ano letivo de 2024. Até o dia 29 de dezembro acontece a primeira fase do cronograma, com a confirmação da matrícula feita online dos alunos que frequentaram regularmente a escola pública municipal durante 2023 e desejam permanecer na mesma instituição. As próximas fases envolvem transferência interna, inscrição de novos alunos e vagas remanescentes.

O número de vagas disponíveis para os estudantes da Educação Infantil e Fundamental foi ampliado para 3.300 novas matrículas para 2024. O objetivo da gestão é zerar o cadastro público de vagas do município, que conta com cerca de 2.500 interessados em ingressar na rede municipal de ensino. Além disso, o cronograma também é direcionado para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, todo o procedimento vem sendo pensado desde o início deste ano, sendo levado em consideração todas as ações assertivas da gestão no processo de matrículas 2023, assim como as questões que precisavam ser aprimoradas. Portanto, uma série de inovações, prioridades, tecnologia e suporte fazem parte do processo de matrículas para 2024.

“O cronograma para 2024 foi cuidadosamente planejado desde o início do ano de 2023, analisando os sucessos e áreas de melhoria a partir das experiências do ano letivo anterior. A Prefeitura ampliou o número de vagas para mais de 3.300, visando atender a demanda crescente por educação. Com a determinação do prefeito, estamos ano a ano modernizando cada vez mais os serviços da Prefeitura de Aracaju. É por isso que apenas a fase de confirmação de matrícula será realizada de forma presencial. Todas as demais serão efetuadas exclusivamente pelo Portal da Matrícula, no site da Prefeitura”, destaca o secretário.

Transferência Interna
Após a fase da confirmação da matrícula, realizada até o dia 29 de dezembro, será realizada a matrícula para os estudantes do público-alvo da Educação Especial que desejarem se transferir de uma unidade de ensino para outra, ou seja, a transferência interna. Esse processo acontece no período de 4 e 5 de janeiro, e deve ser solicitado pelo Portal da Matrícula no site da Prefeitura. 

Esta primeira etapa será exclusiva para os estudantes da Educação Especial. Após a solicitação feita no portal, os alunos devem entregar a documentação presencialmente na escola destino até o dia 9 de janeiro.

A 2ª etapa da transferência interna será realizada entre os dias 10 e 12 de janeiro, referente à matrícula dos demais estudantes que desejarem se transferir de uma unidade para outra, e que não se enquadram como público-alvo da Educação Especial. A transferência também deve ser realizada pelo Portal da Matrícula e a documentação deve ser entregue na escola destino até o dia 16 de janeiro.

A Prefeitura de Aracaju afirma que irá disponibilizar a rede Wi-Fi em todas as 79 escolas, para que pais, mães, responsáveis e alunos adultos possam utilizar e realizar a solicitação. Basta se dirigir até a instituição com o celular, tablet ou computador e conectar. Para quem não possui aparelho eletrônico, será disponibilizado um computador em cada escola, com um técnico para auxiliar.

Alunos novos
Em seguida, será realizada a matrícula dos novos estudantes que desejam integrar à rede municipal de ensino. A primeira etapa será destinada aos estudantes público-alvo da Educação Especial, com exclusividade. A matrícula será realizada no período de 18 e 19 de janeiro. Os estudantes que solicitarem a matrícula nesta fase, devem entregar a documentação na escola até o dia 23 de janeiro.

Já na 2ª etapa desta fase, que acontece nos dias 24 e 26 de janeiro, será aberta a matrícula dos demais estudantes que desejam ingressar na rede municipal de ensino. A documentação deverá ser entregue até o dia 30 de janeiro. Tanto na primeira como na segunda etapa, a solicitação é feita apenas pelo Portal da Matrícula.

Vagas remanescentes
Após o encerramento das fases das matrículas anteriores, será realizada a matrícula de alunos para as vagas remanescentes, a partir do dia 1º de fevereiro, podendo acontecer ao longo de todo o ano letivo de 2024. No entanto, os estudantes que solicitarem a matrícula nesta fase, devem entregar a documentação na escola até dois dias úteis após a requisição da vaga.

O acesso ao endereço eletrônico para a realização da matrícula, em qualquer uma das fases, será liberado de 7h30 às 17h nos dias estabelecidos. Além disso, a Semed disponibiliza a Central da Matrícula para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas em tempo real nos números 79 3179-1574 / 79 98157-5918 / 79 98106-2069.

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