Detentos fazem rebelião com reféns no presídio do Santa Maria, em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Compajaf
Detentos fazem rebelião com reféns no presídio do Santa Maria, em Aracaju
Duas pessoas ficaram feridas. Presos pedem transferência de unidade prisional
Cotidiano | Por F5 News 11/08/2020 10h24 - Atualizado em 12/08/2020 07h01


Seis internos do Complexo Penitenciário advogado Jacinto Filho (Compajaf), localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju, iniciaram uma rebelião, na manhã desta terça-feira (11).

De acordo com a Secretaria da Justiça, Trabalho e Defesa do Consumidor (Sejuc), eles estão fazendo três pessoas reféns na enfermaria da unidade prisional e pedem transferência da unidade. Há relatos de dois feridos. Equipes do Grupo de Operações Penais Especiais (Gope), Comando de Operações Especiais (COE) e Batalhão de Choque da PM fazem a negociação.

O Departamento do Sistema Prisional (Desipe) também acompanha a situação. O coronel Reinaldo Chaves, secretário-executivo da Sejuc, já dialogou com os internos e procura uma alternativa para liberar os reféns. O restante da população carcerária do presídio de segurança máxima está isolada nos pavilhões e não tem acesso à área da ocorrência.

“Eles estão com facas e armas bancas. Os dois reféns liberados, são funcionários terceirizados que estavam com perfurações leves. Ambos foram atendidos pelo Samu e levados a um Hospital. Os outros cinco estão abalados psicologicamente”, disse coronel Chaves.

Na tarde de ontem, familiares de detentos realizaram protestos em frente ao Palácio dos Despachos do Governo de Sergipe, em Aracaju, para cobrar a liberação de visitas.

Do palácio, os manifestantes seguiram para o Complexo Penitenciário. Com faixas e cartazes eles reivindicam a flexibilização das visitas nos presídios do estado. Essa é a segunda manifestação realizada pelo grupo, a primeira ocorreu na semana passada. 

Ao F5 News, a Sejuc informou ainda que está preparando as unidades. "Há uma perspectiva de que, no começo de setembro, haja uma flexibilização de forma gradativa das visitas, mas sempre de acordo com os preceitos de segurança para que não aconteça uma contaminação em massa dentro dos presídios do Estado", disse a pasta.

A última rebelião no Compajaf foi registrada em 11 de setembro de 2019. O presídio tem 560 internos custodiados, 334 em regime fechado e 226 em semiaberto, segundo os dados mais recentes do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).

Aguarde mais informações. 

Mais Notícias de Cotidiano
SSP
29/04/2024  07h51 Suspeito de homicídio é preso na cidade de Japoatã
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado