Internos do sistema prisional podem ter remição de pena através da leitura | F5 News - Sergipe Atualizado

Projeto Remição pela Leitura
Internos do sistema prisional podem ter remição de pena através da leitura
Projeto do Conselho Nacional de Justiça fomenta a educação e o hábito de leitura
Cotidiano | Por Agência Sergipe 06/06/2023 15h49


A Secretaria de Estado da Justiça e de Direito do Consumidor (Sejuc) desenvolve nas unidades prisionais de Sergipe um projeto concebido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que possibilita a redução da pena através da leitura. Trata-se do Projeto Remição pela Leitura, que foi instituído pelo CNJ, através da Resolução nº 391, de 10 de maio de 2021. A Resolução passou a prever o direito à remição da pena por meio da leitura de obras literárias e também trata de questões como atividades de educação não-escolar, de socialização, de autoaprendizagem ou de aprendizagem coletiva, entendidas como aquelas de natureza cultural, esportiva, de capacitação profissional, de saúde, entre outras.

 Em Sergipe, todas as unidades prisionais desenvolvem o projeto. Apesar das bibliotecas ficarem à disposição para os internos lerem quantos livros quiserem, para a contagem da remição são limitados a 12 livros por ano, o que significa 48 dias a menos na pena.

 A professora da Cadeia Pública de Estância, Kele Santos, destaca que, para participar, é necessário que o interno tenha um mínimo de grau de instrução. “Geralmente trabalhamos literatura brasileira, enfatizando a nossa cultura nordestina. O projeto também trabalha com eles técnicas para fazer o resumo, como fazer uma redação, até porque nós temos concurso de redação”, disse.

 Após a leitura do livro, o interno tem que produzir um relatório de leitura que será apresentado a uma comissão de validação formada por voluntários da Vara de Execuções Penais, para que seja computada a remição da pena. “Nós queremos que o interno leia, não só para reduzir a pena, mas para adquirir conhecimento. Nós auxiliamos tirando dúvidas. Eles estão em uma situação de privação de liberdade, mas a leitura é uma experiência que eles levam para a vida. Eu tento conscientizá-los que um livro nos leva a viajar, ver outras realidades”, destaca a professora.

 O primeiro contato de um interno da Cadeia Pública de Estância com o livro, foi justamente no Projeto de Remição pela Leitura. Ele começou a ler para distrair, tomou gosto e disse que vai levar esse hábito para a vida. “Eu estou lendo o Cortiço, de Aluísio Azevedo, e estou achando muito interessante a história dos personagens. A gente aprende novas coisas e as palavras que a gente não entende, a professora ajuda”, disse. 

 Projetos de ressocialização 

 Todos os presídios de Sergipe desenvolvem vários projetos de ressocialização. Sejam nas áreas de educação, capacitação profissional e arte, estas ações promovem oportunidades para os internos de conhecimento e perspectiva de um futuro diferente ao deixar o sistema prisional. A secretária de Justiça e de Defesa do Consumidor, Viviane Pessoa, enfatiza a necessidade desses projetos que podem fazer a diferença na vida dos internos que sairão do sistema com outras oportunidades. 

 “Em especial, o Projeto de Remição pela Leitura traz a importância dos livros para a ressocialização, reflexão, recuperação da autoestima e dignidade dos nossos internos. São iniciativas que possibilitam outras perspectivas para que estas pessoas que estão privadas de liberdade, seja com relação à capacitação profissional, quanto às questões relacionadas à educação e cultura”, enfatizou a secretária.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
29/04/2024  09h37 Corpo de homem é encontrado no Povoado Baixa Grande
SSP
29/04/2024  07h51 Suspeito de homicídio é preso na cidade de Japoatã
Igor Matias
29/04/2024  07h38 Confira a previsão do tempo em Aracaju para esta segunda-feira (29)
Pixabay
28/04/2024  19h08 Homem sem teto é preso após invadir condomínio em Aracaju
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado