Jackson visita espaço Zé Peixe, mas ainda não há data para inauguração | F5 News - Sergipe Atualizado

Jackson visita espaço Zé Peixe, mas ainda não há data para inauguração
Cotidiano 16/01/2015 15h58


O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas visitaram durante esta  sexta-feira (16) o Espaço Zé Peixe, obra do Governo do Estado realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas - Cehop. O ambiente, localizado no antigo prédio do terminal hidroviário, abrigará um espaço que fortalecerá o turismo no centro de Aracaju.

Foi investido o valor de R$ 1.268.361,98 (recursos do Programa Sergipe Infraestrutura - BNDES) no novo espaço, que contará com lojas, lanchonete, café, mirante com vista para o Rio Sergipe e estátua de bronze do homenageado. O espaço representa um resgate a um dos ícones da sergipanidade, José Martins Ribeiro Nunes, o Zé Peixe. O empreendimento terá ainda com um memorial com exposição de fotografias e objetos do prático.

“A obra já foi concluída e estamos aqui, hoje, analisando a ocupação do espaço. É uma homenagem que é feita a Zé Peixe. Estamos levantando com a família dele tudo que se guardou relativo à sua memória, porque a intenção é manter viva a memória de Zé Peixe, que foi um homem do mar. Mas paralelo a isso, precisamos ocupar este espaço para fortalecer nosso turismo, com nosso artesanato, tem salão para apresentações e uma área muito bonita de contemplação para o Rio Sergipe. Vamos discutir agora qual a melhor forma de ocupação para todas essas salas, de forma que possamos trazer não só mais beleza, mas fortalecer o turismo em nossa cidade, aqui ao lado do Mercado Municipal e do Centro Cultural do Município de Aracaju. É uma obra que se destaca e uma memória que se preserva, porque quando falamos em Zé Peixe, falamos um pouco da história dos mares e do Rio Sergipe”, observa Jackson.

O governador informou que por enquanto não há data definida para inauguração do espaço, mas que provavelmente será após o Carnaval. “A obra está pronta, mas precisamos definir os detalhes de como funcionará o espaço. Creio que após o Carnaval iremos resolver isto, porque no momento estamos cuidando da inauguração do Batistão das casas do Conjunto Habitacional no município de Socorro e da inauguração da Orla do São Braz, também em Nossa Senhora do Socorro, que também é instrumento de fortalecimento do turismo desse município da Grande Aracaju”, garantiu Barreto.

Acompanharam a visita os secretários de Estado do Turismo, Adilson Júnior e da Comunicação, Sales Neto; o chefe do Gabinete Militar, coronel Luiz Fernando; o diretor-presidente da Cehop, Caetano de Almeida Quaranta, o diretor de Esportes  da Secretaria de Turismo e Esportes, Gilson Dória e o superintendente executivo da Casa Civil, Maurício Pimentel.

O espaço

O local é composto por dois pavimentos. Para o térreo estão previstos a instalação de lojas de artesanato, balcão de informações, lanchonete, hall, espaços abertos, administração, banheiros feminino e masculino. Na parte superior, onde ficará o Memorial, há uma estátua de Zé Peixe, espaços abertos para circulação e contemplação, três jardineiras com bancos, dois pergolados e espaço para instalação de uma cafeteria.

O novo espaço também atende aos critérios de acessibilidade com banheiros, rampas e elevador para portadores de deficiência. “A Cehop executou este projeto, que foi concebido pensando-se em uma área que abrigue um café, quatro boxe para parte de artesanato, administração do prédio e uma área específica para o Memorial Zé Peixe, bem como uma grande área de contemplação. Toda obra que realizamos hoje, seja de reforma ou construção, faz-se necessário que seja obedecidas tanto as recomendações contra incêndio, quanto a parte de acessibilidade. Portanto esta obra contempla elevador de acessibilidade e toda parte de incêndio dentro das normas e padrões exigidos às obras modernas”, informa o diretor-presidente da Cehop, Caetano de Almeida Quaranta.

Para implantar o espaço, o Governo do Estado revitalizou a área, que se encontrava sem uso desde a desativação do terminal hidroviário. Para tanto, promoveu a recuperação estrutural do imóvel dotando-o de piso de alta resistência. A laje da cobertura foi impermeabilizada, foram implantados sistemas de combate a incêndio e de proteção de descargas atmosféricas e novas instalações hidro-sanitárias e elétricas.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Fotos: Marcelle Cristine/ASN

Mais Notícias de Cotidiano
Agência Sergipe
20/05/2024  13h24 Em três anos, Detran de Sergipe concede apenas 72 CNHs Sociais
Programa tinha meta inicial de 1200 permissões para dirigir concedidas por ano
Ascom Sedetec
20/05/2024  12h25 Fapitec/SE lança editais de fomento à pesquisa e ao empreendedorismo feminino
Programa tem como finalidade estimular e orientar a formalização de negócios liderados por mulheres
Reprodução/ CBMSE
20/05/2024  10h08 Bombeiros buscam homem que desapareceu no Rio São Francisco (SE)
Vítima tem 29 anos e está desaparecida desde o domingo (19)
Michel de Oliveira/PMA
20/05/2024  09h48 Prefeitura inicia sorteio de unidades habitacionais do Residencial Mangabeiras
Sorteios acontecerão até o próximo dia 28 no Cine Teatro Hunald Fontes de Alencar
Igor Matias/ Agência Sergipe
20/05/2024  09h43 Mais de 80 vagas são divulgadas pela Secretaria do Trabalho
Há oportunidades para ampla concorrência e afirmativas para mulheres e PcD

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado