Juiz determina fim de sepultamentos em cemitério de Tobias Barreto | F5 News - Sergipe Atualizado

Juiz determina fim de sepultamentos em cemitério de Tobias Barreto
Magistrado também estabelece implantação de esgotamento sanitário
Cotidiano 13/11/2015 09h44


Por Fernanda Araujo

O juiz da 8º Vara Federal de Sergipe Rafael Soares Souza determinou a suspensão definitiva de sepultamentos no cemitério municipal da cidade de Tobias Barreto. A decisão foi dirigida ao Município e à Diocese de Estância, que supervisiona e administra o cemitério, respectivamente.

No prazo de três meses, a partir do trânsito em julgado, o Município e a Diocese devem cessar as atividades no cemitério, bem como realizar a recuperação da área degradada. Caso descumpram, foi imposta multa de R$ 25 mil.

Segundo o juiz, o cemitério não apresenta sistema de drenagem adequado e possui aberturas no muro destinadas ao escoamento pluvial de águas que deságuam no rio Real. Além disso, está situado em mata ciliar, sendo assim, em desacordo com a Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), do Ministério do Meio Ambiente, que proíbe a instalação de cemitérios em áreas de preservação permanente.

Esgotamento sanitário

Em outra sentença, o magistrado julgou parcialmente procedente a Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Federal determinando que a União, o Estado de Sergipe e o Município de Tobias Barreto, no prazo de três anos, implantem o sistema de esgotamento sanitário na cidade.

O MPF alega que a ausência do esgotamento tem levado os esgotos domésticos a serem lançados no rio Real, gerando poluição. Isso foi constatado pelas informações prestadas pelo Ibama e através do laudo elaborado pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).

Para o juiz, a poluição no rio é evidente, já que nos relatórios foi registrado que o nível de contaminação por coliformes fecais, ou termotolerantes (bactérias que toleram temperaturas acima de 40º C e reproduzem-se nessa temperatura em menos de 24 horas) presentes após o rio Real passar por Tobias Barreto, é mais de 200 vezes superior ao nível presente nas águas antes do rio cortar o município. Foi estipulada multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento.

Para falar sobre o assunto, F5 News procurou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tobias Barreto, que pediu para retornar a ligação mais tarde. Até o fechamento da matéria as ligações não foram atendidas. O portal continua à disposição.

Foto: Gilson Ramos

Mais Notícias de Cotidiano
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado