Justiça determina que Prefeitura de Aracaju faça licitação do transporte | F5 News - Sergipe Atualizado

Transporte Público
Justiça determina que Prefeitura de Aracaju faça licitação do transporte
A gestão municipal tem prazo de 180 dias para deflagrar o processo licitatório
Cotidiano | Por F5 News 15/08/2023 12h54


A Justiça sergipana determinou que a Prefeitura de Aracaju realize o processo de licitação para concessão do serviço de transporte público da região metropolitana. A decisão é da 12ª Vara Cível em uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Sergipe (MPE) em 2011.

Conforme a sentença, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), atual gestora do sistema, tem um prazo de 180 dias para deflagrar o processo licitatório e mais 180 dias para concluí-lo, formalizando a contratação da empresa vencedora para assumir a operação do serviço na capital e demais cidades da Grande Aracaju (São Cristóvão, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro).

A decisão publicada nesta segunda-feira (14) afirma que “a atual situação se revela insustentável, não sendo possível a manutenção da realização de contratações de empresas privadas para prestação de serviço de transporte coletivo urbano no Município de Aracaju, sem o prévio e devido certame licitatório, por se tratar de conjuntura que atenta contra a Constituição Federal e Legislações infraconstitucionais”. 

Procurada pelo F5News, a Prefeitura de Aracaju informou não ter sido notificada da decisão judical, da qual cabe recurso.

Imbróglio 

Alvo constante de cobranças da sociedade civil organizada e também de vereadores tanto da oposição quanto da situação, a licitação do transporte coletivo de Aracaju é demanda que se arrasta há anos. 

Em novembro, o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou a contratação de uma consultoria da da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) para elaborar as diretrizes do edital de licitação. O serviço deve ser concluído em 360 dias e custou R$ 1,9 milhão aos cofres municipais.

“A ideia é fazer o edital da licitação, colocar no mercado e, se Deus quiser, até o fim do meu mandato, já termos a licitação realizada", disse Nogueira à época.

Sem licitação, o serviço de transporte coletivo na região metropolitana é alvo de críticas recorrentes da população que depende dos ônibus em seus deslocamentos diários e enfrenta ainda uma crise financeira acentuada pela pandemia de covid-19 por conta da queda no número de passageiros. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Erick O'Hara/Agência Sergipe
01/05/2024  14h00 Concurso unificado: saiba tudo o que levar e o que deixar em casa
Ana Lícia Menezes/PMA
01/05/2024  13h24 Vacinação contra a dengue para crianças inicia nesta quinta (02)
Flavia Pacheco/SES
01/05/2024  13h18 Ressurgimento da epidemia de dengue gera preocupações
Freepik
01/05/2024  10h20 Homem é executado a tiros dentro de residência em Dores (SE)
Freepik/Ilustrativa
01/05/2024  10h00 Dia do Trabalhador: confira algumas das profissões mais antigas do mundo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado