Justiça Federal absolve e condena réus na Operação Navalha | F5 News - Sergipe Atualizado

Justiça Federal absolve e condena réus na Operação Navalha
Cotidiano 16/10/2017 20h23


A juíza da 1ª Vara Federal de Sergipe, Telma Maria Santos Machado, julgou a Ação Penal que trata de crimes apurados na Operação Navalha da Polícia Federal. A magistrada julgou os pedidos formulados pelo Ministério Público Federal (MPF), acolhendo-os em parte.

Os crimes objeto de análise na denúncia foram os de peculato, corrupção ativa, corrupção passiva e formação de quadrilha. Da sentença, cabe recurso para o TRF da 5ª Região.

A decisão resultou: i) na absolvição total de um réu; ii) na absolvição de alguns réus apenas em um ou dois dos crimes que lhes foram imputados; iii) condenação de alguns réus em todos os crimes pelos quais foram denunciados.

Inicialmente, a denúncia havia sido apresentada pelo MPF contra 61 pessoas, incluindo diversos políticos, autoridades e empresários, perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em virtude da presença de agentes com foro por prerrogativa de função naquela instância superior.

A referida denúncia apontou o desvio de recursos públicos, a prática de corrupção e a formação de quadrilha, dentre outros crimes, em diversos eventos ocorridos em vários estados da Federação.

A denúncia foi recebida, em parte, pelo STJ, e, posteriormente, a ação penal foi desmembrada de acordo com os eventos listados na denúncia, de forma que a parte relativa ao ‘Evento Sergipe’ foi redistribuída para a primeira instância, sendo direcionada à 1ª Vara Federal, em maio de 2015.

A partir daí, a ação foi mais uma vez desmembrada, tendo em vista a presença de réu que ocupava o cargo de prefeito municipal, e que, portanto, detinha foro por prerrogativa de função no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, sendo tal parte redistribuída para aquela Corte Regional.

A parte desmembrada da ação que havia sido remetida ao TRF da 5ª Região - por conta do foro por prerrogativa de função a que tinha direito um dos réus - foi devolvida ao Juízo da 1ª Vara Federal em fevereiro deste ano, pois o réu em questão perdeu o foro especial.

Os autos em questão se encontram, no momento, conclusos para prolação de sentença, após regular instrução. O processo não está em segredo de justiça, o qual foi revogado quando ainda se encontrava no STJ, prevalecendo, assim, o princípio da publicidade dos atos processuais.

*Com informações da Justiça Federal

Mais Notícias de Cotidiano
Congresso da ABRH-SE reúne gestores de pessoas em Aracaju
16/05/2024  12h11 Congresso da ABRH-SE reúne gestores de pessoas em Aracaju
Gestão de talentos, tecnologia e inovação estão entre os temas debatidos
Reprodução/SSP
16/05/2024  11h54 Polícia Científica recebe analisador de DNA e qualifica laudos periciais
Tecnologia identifica perfis em amostras degradadas e atestar autoria de crimes sexuais
Reprodução Redes Sociais
16/05/2024  11h08 Vídeo: Caminhonete invade farmácia na Barra dos Coqueiros
Acidente foi registrado por câmera de segurança. SMTT informou que faltou freio no veículo
Reprodução/UFS
16/05/2024  10h08 ProfÁgua/UFS abre processo seletivo para mestrado profissional
Interessados terão até o dia 09 de junho para realizar a inscrição online
Reprodução/ Redes sociais
16/05/2024  09h25 Homem morre ao colidir motocicleta contra cavalo na SE-245, em Riachuelo
O óbito foi constatado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado