KPC: irmã de paciente denuncia atendimento precário no Huse | F5 News - Sergipe Atualizado

KPC: irmã de paciente denuncia atendimento precário no Huse
Cotidiano 09/05/2016 15h25


Por Fernanda Araujo e Will Rodriguez

O Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) tem 30 pacientes colonizados [não infectados] com a bactéria multirresistente KPC. Os pacientes enfrentam dificuldades para obter o medicamento de combate a ela, além da falta de insumos, que tem gerado receio até mesmo entre os profissionais de saúde que trabalham naquela unidade.

A situação levou a cozinheira Graziela Antônia dos Santos, irmã de André Erasmo dos Santos, de 37 anos, ambos de Itabaiana, agreste sergipano, a fazer uma denúncia no Ministério Público de Sergipe. Nesta segunda-feira (09) uma audiência extrajudicial discutiu a questão juntamente com os representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Segundo Graziela, o seu irmão estaria com suspeita de KPC. André foi baleado no dia 2 de abril após sofrer uma tentativa de assalto na cidade natal, os tiros atingiram o tórax e a coluna. No Hospital Regional de Itabaiana, a vítima passou por uma cirurgia e no dia 4 deu entrada no Huse para ser atendido por um neurocirurgião, pois ele não conseguia mexer os membros inferiores. André estava na Ala vermelha do hospital e depois foi levado para a UTI, onde ficou por 20 dias. Em seguida, foi transferido para uma Ala isolada, a 202, onde permaneceu até então com suspeita de ter sido contaminado com o KPC.

O problema se agravou quando Graziela recebeu a informação no hospital de que não havia a medicação (amicacina) para o seu irmão e nem mesmo insumos, sendo que nem os próprios enfermeiros queriam entrar na ala por medo de se contaminarem. “Pedi o nome para comprar, o médico passou e custava R$ 8.500 uma ampola, e ele precisa tomar sete, mas não tem. Não tenho condições de comprar. Ele está isolado num quarto com uma placa escrita KPC, sozinho e sem medicação, na quinta perguntei se tinha chegado e não chegou. No hospital não tem luva, capote, máscara, acho que está bom de fechar porque não tem nada disso, a pessoa que vai é quem tem que comprar”, afirma. 

A imprensa não pode acompanhar a audiência e a Secretaria da Saúde se comprometeu a divulgar uma nota técnica ainda nesta segunda. Em entrevista, o promotor Alex Maia disse que André teria sido colonizado por outro tipo de bactéria multirresistente e que, apesar da falta pontual do antibiótico utilizado para combatê-la, a medicação foi substituída e o tratamento continuado.

Quanto aos demais pacientes colonizados com a KPC, a SES alegou que a situação está controlada e que é natural a existência de pacientes colonizados com a bactéria na unidade.

O promotor afirmou ainda que a falta de medicamentos no Huse é esporádica e decorre da necessidade que a SES tem de refazer os contratos com os fornecedores por conta de débitos da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS). “Por isso recomendamos que a SES traga documentos comprovando que realmente assume os contratos desses fornecedores”. Contudo, os representantes da Pasta confirmaram a falta de insumos. “Isso sim é um fator importante para proliferação de bactérias”, afirma o promotor.

F5 News não recebeu a nota técnica da SES até a publicação desta matéria. 

Mais Notícias de Cotidiano
Museu da Gente Sergipana
28/04/2024  15h59 Governo decreta luto oficial de três dias pela morte de Maria Feliciana
Sergipana tinha 77 anos de idade e ficou conhecida como uma das mulheres mais altas
SMTT/Reprodução
28/04/2024  15h56 Motociclista sem habilitação causa acidente na Avenida Tancredo Neves
Veículo Uno que se envolveu no acidente estava com o licenciamento vencido desde 2015
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
A ‘mulher mais alta do mundo’ faleceu aos 77 anos na capital sergipana
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
A vítima foi alvejada no rosto; suspeito fugiu com motocicleta
BPRv/Reprodução
28/04/2024  08h15 Pedestre é atropelado e tem perna fraturada na Rodovia SE-220 em Aquidabã
Uma das pernas do homem estava fraturada em múltiplos pontos durante o acidente

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado