Lacen-SE realiza exames de carga viral para gestantes e crianças | F5 News - Sergipe Atualizado

Lacen-SE realiza exames de carga viral para gestantes e crianças
Cotidiano 17/08/2017 15h55


O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen-SE), unidade da Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), realiza uma média mensal de 500 a 600 exames de Carga Viral (CV) do HIV que avaliam, indicam e monitoram o tratamento de pacientes portadores da Aids.

Conforme nota técnica encaminhada pelo Ministério da Saúde (MS), em junho deste ano, para todos os Estados, a realização do exame, que atualmente prioriza gestantes, crianças de até 3 anos e pacientes com carga viral do HIV maior que 5.000, será restabelecido para todos os pacientes, possivelmente, até o início de setembro. A limitação adotada pelo MS é decorrente da paralisação do processo licitatório para aquisição de testes mais modernos e rápidos, para monitoramento e avaliação do paciente em tratamento contra o vírus do HIV.

“Vale ressaltar que em Sergipe os pacientes prioritários foram atendidos neste período de falta de abastecimento destes testes. Seguimos a recomendação do Ministério e as amostras de sangue colhidas dos demais pacientes foram congeladas e armazenadas para serem testadas quando o fornecimento dos reagentes estiver normalizado”, informou a farmacêutica bioquímica e superintendente do Lacen, Danuza Duarte Costa.

De acordo com Danuza, a unidade realiza uma rotina semanal de aproximadamente 150 amostras e os resultados são liberados em até cinco dias. Ela explicou ainda, que no período que o Ministério não encaminhou os kits, o Laboratório Central conseguiu atender o publico prioritário sem problemas. “Até junho fizemos a rotina normalmente, com os kits que tínhamos em nosso estoque e de fato, não deixamos a população prioritária desabastecida, realizamos cerca de 600 pacientes”, confirmou a gestora do Laboratório Central.

Exame

O exame de carga viral é solicitado pelo médico infectologista quando a sorologia para HIV é positiva. A amostra de sangue coletada nas unidades, Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), Hospital Universitário (HU), e no próprio Lacen, são testadas a partir da amplificação do RNA viral, para quantificar a carga do vírus do HIV dos pacientes em tratamento. O procedimento é realizado através da metodologia por PCR em tempo real.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Mais Notícias de Cotidiano
Acervo Pessoal
05/05/2024  21h25 Sergipano vai ao show da Madonna no RJ e fala da sua experiência
O publicitário Antônio Paulo Araújo estava no público histórico que assistiu ao show da diva pop
Ascom PM
05/05/2024  17h07 Viatura da PM se envolve em acidente na Zona Norte de Aracaju
Colisão envolvendo três veículos e uma moto aconteceu durante perseguição a suspeito de tráfico
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado