Licitação para conclusão de obras no HU só deve ser lançada em 2016 | F5 News - Sergipe Atualizado

Licitação para conclusão de obras no HU só deve ser lançada em 2016
Cotidiano 15/10/2015 15h27


A conclusão dos 15% que ainda faltam das obras no Hospital Universitário de Sergipe (HU/UFS) ainda não tem uma data para ocorrer. A licitação só deve ser lançada no começo de 2016, mas os recursos estão garantidos, conforme afirmou o presidente da Ebserh, Newton Lima, durante visita à unidade nesta quinta-feira (15) (foto).  “Nenhuma das medidas de contenção do Governo Federal atingirá a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Estou conhecendo cada um dos 33 hospitais administrados atualmente pela Ebserh. No HU de Sergipe, um dos poucos gargalos que temos hoje é a expansão da área física”, afirmou.

De acordo com o presidente, os recursos para a conclusão das obras do Anexo Hospitalar do HU-UFS, prédio que incluirá os serviços de Oncologia e Transplantes, já estão assegurados. “Depois da autorização do Ministério do Planejamento, será colocada em curso a licitação, o que possibilitará a conclusão dos 15% que faltam para entregarmos a obra à população”, informou.

O presidente da estatal foi recebido pela Governança do HU-UFS, que apresentou dados sobre as Gerências Administrativa; de Atenção à Saúde e de Ensino e Pesquisa. Já a superintendente do Hospital, Ângela Silva, mostrou as instalações do HU e participou ativamente das apresentações das gerências.

“Com a visita do presidente da Ebserh, tivemos novidades sobre o orçamento para licitação da conclusão das obras do Anexo Hospitalar e sobre a perspectiva de liberação, no início do próximo ano, de recursos para a finalização do prédio da Unidade Materno-Infantil”, comemorou, lembrando que o prédio Materno-Infantil está passando por ajustes em seu projeto para atender adequadamente às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Espaço

Durante a visita, Newton Lima anunciou também que o Hospital passará a dispor ainda de três contêineres, com custo aproximado de R$ 1 milhão, sendo um para o Almoxarifado, outro para Laboratório de Coleta e outro para Arquivo. “Esses espaços serão muito importantes para que locais, que hoje são destinados para esses fins, se tornem ambientes utilizados diretamente na assistência, ampliando o atendimento no Hospital”, comentou a superintendente.

Oncologia

Outra novidade trazida pelo presidente da Ebserh foi a perspectiva de se criar em Sergipe um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon), que seria um local dotado de condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados à prestação de assistência especializada de alta complexidade para o diagnóstico definitivo e tratamento de todos os tipos de câncer. Todo Cacon oferece tratamento assistencial radioterápico na própria estrutura hospitalar.

Para o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Angelo Antoniolli, o Cacon traz ganhos também para a área de ensino. “Além dos serviços de assistência prestados à população, é preciso lembrar que o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe é também dedicado ao ensino e pesquisa, e é preciso ampliar espaços para que estudantes, residentes possam fortalecer suas áreas de atuação”, declarou.

Hospital de Lagarto

Os secretários de Saúde do Estado, José Macedo Sobral; o adjunto da Saúde do Município de Aracaju, Adalberto Canuto, e o diretor de Atenção Integral à Saúde, da Fundação Hospitalar de Saúde de Sergipe, João Lima Junior, também participaram de reunião com o presidente da Ebserh, Newton Lima.

Entre os temas tratados, a federalização do Hospital Regional de Lagarto, que teve sua estrutura física cedida pelo Estado à Universidade Federal de Sergipe. “Existe um tempo entre a cessão do espaço, a assinatura do contrato com a Ebserh, a realização e homologação do concurso. Todos os futuros empregados do Hospital de Lagarto serão celetistas, contratados pela Ebserh”, destacou Newton Lima, reforçando que hoje a Ebserh conta com 17 mil empregados, sendo que esse número, até o final de 2015, passará para 21 mil.

Em relação ao concurso atual realizado pela Ebserh para o HU-UFS, e homologado em maio de 2014, o prazo para contratação dos concursados é maio de 2016. No entanto, havendo renovação do concurso, conforme prevê o edital, os aprovados dentro do número de vagas previstas serão convocados até maio de 2018.

*Com informações da Assessoria de Comunicação

Fotos: Divulgação HU

Matérias Relacionadas

Enfermeiros entram na Justiça para cobrar conclusão de obras no HU

Dossiê sobre problemas no HU é apresentado pelo Sintufs

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
03/05/2024  11h25 Mulher é assassinada a facada; companheiro foi levado à delegacia 
Crime aconteceu na madrugada desta sexta (3) no 17 de Março
Flávia Pacheco/ SES/SE
03/05/2024  11h00 Saúde realiza caminhada em prol da doação de órgãos e córneas neste sábado
A ação traz como temática ‘Doe órgãos, salve vidas e espalhe amor’
SSP
03/05/2024  09h59 Homem é preso após cobrar dinheiro para devolver celular roubado
Fato aconteceu na Cidade de Barra dos Coqueiros. Investigado já tem histórico criminal
Ilustrativo/ Freepik
03/05/2024  09h30 Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado
Concurso Nacional Unificado acontece neste domingo (5) em 228 municípios do Brasil
Reprodução/ Polícia Militar
03/05/2024  08h48 Suspeito de cometer homicídio em Marcelândia (MT) é preso em Glória (SE)
A prisão aconteceu enquanto a equipe realizava o patrulhamento no município

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado