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Mais de 1400 alunos da rede estadual são aprovados em cursos da UFS
Estudantes inscreveram-se no Sisu, por meio do Enem 2024, e comemoram o resultado
Cotidiano | Por Agência Sergipe 08/02/2024 15h48


Com a divulgação do resultado definitivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, mais de 1400 alunos da rede estadual de ensino foram aprovados em diversos cursos da Universidade Federal de Sergipe (UFS). A conquista é resultado do desempenho desses estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O aluno Marcelo Neto, do Centro de Excelência Abdias Bezerra, obteve a maior nota do Enem na rede pública e foi aprovado para o curso de Engenharia de Computação, na UFS, com média de 795,54 pontos. “Estou muito feliz com a conquista. É um curso que está se tornando cada vez mais concorrido. Ter passado com a nota elevada finaliza um ciclo de sucesso. Agradeço a minha escola, amigos, professores e família, que me ofereceram muito apoio e sempre confiaram no meu potencial”, destaca.

A aluna Nathaly Oliveira, do Centro de Excelência Governador Lourival Batista, foi aprovada para o curso de Letras-Francês na UFS. Participante do Programa Estadual Sergipe na Idade Certa (Prosic), Nathally revela que o programa fez com que ela enxergasse novas possibilidades, ao permitir um modelo de ensino que reconhecesse a necessidade de correção da distorção idade/série, de modo a revisar conteúdos e intensificar a aprendizagem por meio de aulas dinâmicas e voltadas ao contexto do público jovem.

O estudante Eli Gama, do Centro de Excelência Professor João Costa, passou para Medicina na UFS e está muito feliz com o resultado. “Dediquei-me intensamente para conquistar esse sonho, e vê-lo se tornando realidade é gratificante. Estudar no João Costa foi uma das melhores coisas para mim, pois pude contar com o incentivo dos meus professores e amigos”, complementa.

O diretor do Departamento de Educação (DED), Genaldo Freitas, parabeniza os alunos pelas conquistas alcançadas e destaca que esses resultados também são mérito da equipe de professores. Na sala de aula, desde as séries iniciais, os professores desenvolvem trabalhos de excelência, com foco nos projetos de vida dos estudantes, entre eles, o de ingressar no ensino superior. “Trabalhamos acreditando no potencial dos nossos estudantes, e agora eles mostraram que os investimentos em educação podem levá-los para um futuro muito melhor. Chegou a hora de comemorar a conquista dos alunos da escola pública”, afirma Genaldo.  

Investimento                                                 

Para garantir melhores resultados, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) tem modernizado a estrutura das escolas, investindo no direcionamento dos planejamentos pedagógicos e apostando em aulas de revisão. Além disso, são realizados projetos que favorecem a interação dos estudantes com as universidades e faculdades. Os professores também incentivam a realização de atividades de suporte aos estudantes que almejam patamares mais elevados da educação.

A diretora do Serviço de Ensino Médio, Quitéria Barros, fala sobre o bom desempenho dos estudantes. “A rede pública estadual de ensino de Sergipe obteve grandes resultados com as aprovações no Enem, e dados preliminares referentes a 2023 apontam para avanços significativos nos indicadores educacionais”, explica. 

Quitéria comenta quais foram os principais avanços. “Um dos destaques é o Fluxo Escolar, que indica o percentual de alunos aprovados, em conjunto com a aprendizagem medida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os sistemas compõem os indicadores de desempenho das três etapas da educação básica: ensino fundamental - anos iniciais, ensino fundamental - anos finais e ensino médio. Estamos esperançosos de que os resultados das avaliações externas materializem os esforços empreendidos pela educação sergipana, que, além de fornecer aporte financeiro às escolas, desenvolveu ao longo do ano de 2023 importantes programas de incentivo ao trabalho pedagógico desenvolvido em nossas escolas”, conclui Quitéria.   

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