Mais dois lixões a céu aberto são interditados no interior sergipano | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
Mais dois lixões a céu aberto são interditados no interior sergipano
Os lixões estão localizados nos municípios de Malhada dos Bois e Muribeca
Cotidiano | Por F5 News 28/07/2023 08h42


Os municípios sergipanos de Malhada dos Bois e Muribeca tiveram lixões interditados durante ação da Equipe Saneamento, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE), nessa quinta-feira (27). De acordo com avaliações, foi identificado descarte irregular de resíduos urbanos, restos de animais, pneus e outros entulhos.

“Encontramos nesses lixões a situação padrão que a gente tem observado desde a primeira interdição: restos de animais, pneus, podas, todo resíduo que é gerado pelo município sendo descartado de forma irregular. As áreas foram interditadas, sinalizadas com placa da Adema, e os gestores municipais estão sendo notificados pelos órgãos competentes”, destacou o Coordenador da Equipe Saneamento, Alexandro Bueno.

Até o momento, três lixões a céu aberto foram interditados. Anteriormente, o lixão de Graccho Cardoso já havia sido fechado

Segundo a FPI, em Malhada dos Bois, a área de descarte irregular dos resíduos está localizada a menos de 500 metros da zona residencial, o que pode impactar diretamente na qualidade de vida e na saúde dos moradores da região.

Riscos

Os lixões irregulares causam problemas ambientais, de saúde pública e sociais como a contaminação do solo pelo chorume (líquido de cor escura proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo); contaminação das águas subterrâneas com a penetração no solo do chorume (na região da bacia hidrográfica do Rio São Francisco contaminam, também, afluentes que levam a poluição para o rio); mau cheiro por causa da decomposição do lixo; aumento dos casos de doenças, pois os resíduos atraem ratos, baratas e moscas, e ainda podem se tornar criadouros de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue.

Segundo a FPI, o município de Aquidabã será notificado, pois a área do lixão não possui cercamento e sinalização. 

Projeto de encerramento dos lixões

O Ministério Público de Sergipe (MPSE) vem dialogando com os municípios que ainda possuem lixões ativos, com o objetivo de encerrar essas atividades. O objetivo é cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos e dar a destinação ambientalmente adequada para o lixo urbano. Conforme levantamento da instituição, Sergipe ainda possui 36 lixões em atividade.

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução Redes Sociais
03/05/2024  11h25 Mulher é assassinada a facada; companheiro foi levado à delegacia 
Flávia Pacheco/ SES/SE
03/05/2024  11h00 Saúde realiza caminhada em prol da doação de órgãos e córneas neste sábado
SSP
03/05/2024  09h59 Homem é preso após cobrar dinheiro para devolver celular roubado
Ilustrativo/ Freepik
03/05/2024  09h30 Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado
Reprodução/ Polícia Militar
03/05/2024  08h48 Suspeito de cometer homicídio em Marcelândia (MT) é preso em Glória (SE)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado