Manifestação fecha a BR-101 em Nossa Senhora do Socorro | F5 News - Sergipe Atualizado

Transporte Escolar
Manifestação fecha a BR-101 em Nossa Senhora do Socorro
Moradores da região do Pai André cobram o retorno do transporte escolar
Cotidiano 05/03/2024 07h27 - Atualizado em 05/03/2024 07h53


Uma manifestação bloqueou um dos lados da BR-101, no Povoado Pai André, em Nossa Senhora do Socorro, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (5). Os manifestantes fecharam a via no sentido Socorro-Aracaju e queimaram pneus, causando um engarrafamento quilométrico.

O protesto teve o objetivo de pedir ao Governo do Estado a volta do transporte estudantil. Segundo os manifestantes, desde o final do ano passado que o serviço não está mais sendo prestado sendo subtituído pelo transporte público regular, o que estaria prejudicando os alunos da rede pública que estudam na capital.

"Estamos reclamando por que ficamos sem o transporte escolar. Estamos esperando uma resposta. Queremos o escolar de volta. Se não resolver, vamos fechar a BR dos dois lados", disse uma das manifestantes, em entrevista à Rádio Transamérica.

Posição da secretaria
Sobre o ato desta terça, a Seduc informou, através de nota enviada ao F5 News, que desde a segunda-feira (4) começou a circular uma nova linha de ônibus para atender a comunidade dos povoados Pai André, Pai André 2, Santo Inácio, Guajará e loteamento São Francisco, contemplando alunos do ensino médio matriculados em escolas estaduais em Aracaju. 

Segundo a secretaria, a decisão foi acertada após reunião entre o Setran e a Viação Atalaia, previamente informada aos representantes dos pais desde a última sexta-feira (1°).

A Seduc afirmou que todos os cartões do Aracaju Card também  já foram entregues aos alunos do ensino médio matriculados no ano letivo de 2024 com saldo, e orienta que façam a validação no terminal ou no próprio ônibus para o primeiro uso. Em caso de dúvida, a secretaria recomenda entrar em contato com o Setransp, pelo telefone (79) 3104-3210.

Diálogo
A reinvidicação se assemelha a uma outra feita também por pais e alunos residentes em Nossa Senhora do Socorro. No último dia 19 de fevereiro, manifestantes fecharam a BR-235, para criticar a decisão da Secretaria do Estado da Educação (Seduc), que também retirou o transporte escolar para os povoados Oiteiros, Lavandeira, Bita e Quissamã.

Na nota enviada ao F5 News, a Seduc informou que a gestão da secretaria dialogou com pais e moradores dos povoados Oiteiros, Lavandeiras, Bita e Quissamã, no mesmo município, sobre o transporte dos alunos do 6º ao 9º ano para Aracaju. Além da ampliação das linhas do transporte coletivo para a região, a Seduc garante que ampliou o transporte de estudantes com a disponibilização de um ônibus escolar e pleiteou junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setransp) a melhoria dos horários do transporte coletivo intermunicipal da Grande Aracaju. 

"Foi acordado manter os alunos do ensino médio no transporte integrado da Grande Aracaju com ajustes nos horários das novas linhas e a disponibilização de um transporte escolar para os alunos do ensino fundamental, ou seja, do 6º ao 9º ano. O Setran da Seduc mantém os fiscais nestes povoados para averiguar toda a logística e funcionamento de todas as linhas", assegurou a secretaria.

Mais Notícias de Cotidiano
 Jürgen Mayrhofer/Ascom SSPS/Ilustrativa
16/05/2024  18h35 Correios suspendem recebimento de roupas doadas ao Rio Grande do Sul
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
16/05/2024  18h10 Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina nesta sexta-feira (17)
UFS
16/05/2024  18h10 Deputada critica falta de consulta pública na eleição para reitor da UFS
PMSE/Reprodução
16/05/2024  17h35 Polícia apreende drogas e troca tiros com suspeitos em Aracaju
SES
16/05/2024  16h37 Hemose realiza coleta externa no município de Capela nesta sexta-feira (17)

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado