MEC nomeia diretoria interina para a UFS após supostas irregularidades | F5 News - Sergipe Atualizado

Sergipe
MEC nomeia diretoria interina para a UFS após supostas irregularidades
Inquérito foi aberto pelo MPF após denúncia do Sintufs na eleição da lista tríplice
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 23/11/2020 11h05


O Ministério da Educação (MEC) nomeou uma diretoria interina para a Universidade Federal de Sergipe na manhã desta segunda-feira (23). a medida acontece após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação da entidade (Sintufs) a respeito de supostas irregularidades na eleição da lista tríplice deste ano. Com a determinação, assinada pelo ministro Milton Ribeiro, publicada no Diário Oficial da União, o professor Valter Joviano foi afastado da reitoria.

Joviano tinha assumido a gestão na semana passada, mas com o afastamento a professora do Departamento de Serviço Social, Liliádia da Silva Oliveira Barreto, foi a nomeada pelo Ministério.

O MEC já havia cobrado respostas do então reitor Angelo Antonioli sobre o inquérito civil que corria no Ministério Público Federal (MPF). Nele, o MPF questiona o fato da UFS não ter nenhuma norma que regule um processo de eleição remoto e eletrônico para as nomeações. Além disso, o órgão indaga sobre o porquê do uso do sistema SIGEleição da universidade não ter sido deliberado no próprio Colégio Eleitoral ou aprovado pelo Conselho Universitário (Consu) da instituição.

Na época da eleição, diversos conselheiros acabaram por não assinar a ata da reunião, outro ponto questionado pelo Ministério Público Federal, e alegaram não ter suas questões de ordens atendidas durante a reunião, acusando que as mudanças nas eleições favoreciam o então vice-reitor, que acabou por ser o primeiro na lista online elaborada pelo Colégio Eleitoral, recebendo 37 votos. A lista tem ainda os nomes dos professores André Maurício Conceição de Souza, com 30 votos, e Vera Núbia Santos, com 9 votos.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
reprodução/redes sociais
28/04/2024  10h44 Sergipanos valorizam legado de Maria Feliciana, a Rainha da altura
Arquivo F5News
28/04/2024  10h27 Homem é assassinado na zona rural do município de Itabaiana
BPRv/Reprodução
28/04/2024  08h15 Pedestre é atropelado e tem perna fraturada na Rodovia SE-220 em Aquidabã
Arthuro Paganini/Agência Sergipe
28/04/2024  07h00 Pesquisas avaliam impactos da ação humana nos rios de Sergipe
Instituto Banese/reprodução
27/04/2024  17h20 Relembre trajetória da sergipana Maria Feliciana, que já foi a mulher mais alta do mundo

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado