Médicos realizam audiência sobre piso dos obstetras | F5 News - Sergipe Atualizado

Médicos realizam audiência sobre piso dos obstetras
Cotidiano 28/09/2011 16h27


Por Fernanda Araujo

O Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), juntamente com os obstetras plantonistas da Maternidade São José em Itabaiana, realizarão uma audiência na próxima sexta-feira (30), a partir das 14h30, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, localizada na Praça General Valadão, centro de Aracaju. O intuito é resolver o impasse sobre a remuneração do piso salarial dos obstetras.

Estarão presentes representantes da Secretaria de Saúde de Itabaiana, obstetras e a Sindimed. Além dos convidados especiais, como os itabaianenses, senador Eduardo Amorim (PSC) e os deputados Maria Mendonça (PSB). Além deles, estarão presentes Arnaldo Bispo (PMDB), Venâncio Fonseca (PP) e o Capitão Samuel (PSL).

Serão discutidas as propostas dos obstetras que é receber o piso salário dos médicos correspondente a proposta de 2011 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), que consiste no valor de aproximadamente R$ 9.190.

O presidente do Sindimed, Dr. José Menezes, informou ao F5 News que a diretoria da maternidade chegou a negociar o salário com a equipe de plantão, constituída por pediatras e anestesiologistas, porém deixou de lado os obstetras, que segundo ele, é um dos profissionais mais importantes no atendimento às mães.

Por conta disso, José Menezes relata que os obstetras estão reivindicando os seus direitos. “Os obstetras estão decepcionados diante da impotência da prefeitura de ceder às suas reivindicações e estão querendo uma negociação com a maternidade o mais rápido possível.”

A não resolução do problema poderá implicar em uma greve, em ato público ou até o fechamento do serviço na maternidade. Porém, os obstetras dizem estar abertos ao diálogo e a negociação com a maternidade.

Vistoria

O Sindimed, por meio do Dr. José Menezes, realizou uma vistoria no Hospital Santa Helena na tarde desta quarta-feira (28) para fazer um levantamento sobre as condições de trabalho dos obstetras da maternidade.

A decisão partiu de uma denúncia feita por um documento assinado por oito obstetras da Maternidade São José em Itabaiana, enviado à Sindimed. A partir daí, o sindicato também visitou o local.

“Em Aracaju já percebemos problemas como esse, mesmo em maternidades particulares, como o Primavera, Renascença e o Santa Isabel. Estamos agora na maternidade Santa Helena para fazer um levantamento se ocorre a mesma situação”, salienta José.

Segundo a assessora do sindicato, Mércia Oliva, o Sindimed está fazendo um relatório da problemática ocorrente na maternidade.

Maternidade

Existe no hospital de Itabaiana cerca de oito obstetras que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2010 a maternidade atendeu cerca de 2.454 partos, que é uma média mensal de 3.555 partos. Por mês são 400 pacientes atendidos. “Se fechar não sabemos para onde as mulheres irão ser encaminhadas”, diz José Menezes.

A maternidade recebe pacientes encaminhados de quase todos os municípios do Estado, e somente são encaminhados para a Capital, aqueles que necessitam de tratamento especializado adicional como UTI neonatal ou materna e nefrologista.

Mais Notícias de Cotidiano
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
A pressão alta atinge 35% da população brasileira
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presas em SE
Plantio irregular do entorpecente foi encontrado; sementes eram comercializadas ilegalmente
Instagram/Reprodução
25/04/2024  19h00 Carlinhos Maia reage após ser acusado de maltratar funcionárias
O influenciador, que compartilha momentos ao lado das colaboradoras, foi criticado
CBF
25/04/2024  18h30 Campeonato Sergipano Feminino Sub-17 começa no dia 25 de maio
O formato será de pontos corridos na primeira fase, com apenas jogos de ida
BPRv/Reprodução
25/04/2024  18h03 Motorista de caminhão perde controle e causa acidente com ferido na SE-270
A BPRv informou que o condutor do veiculo foi autuado por "dirigir sem atenção"

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado