Merenda:diretores garantem que fiscalizam serviço em escolas de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Merenda:diretores garantem que fiscalizam serviço em escolas de Aracaju
Gestores defendem que seja mantida terceirização no fornecimento
Cotidiano 01/07/2015 18h40


Da Redação

Diretores das unidades de ensino da rede municipal de Aracaju realizaram, na tarde desta quarta-feira (1º), uma reunião com o objetivo de rebater as críticas e atestar a importância da terceirização da merenda escolar. O consenso foi unânime, todos concordaram que a terceirização da merenda possui inúmeros pontos positivos, tal como a qualidade nutricional dos alimentos servidos.

Leonardo Guimarães, diretor da EMEF Laonte Gama, afirma o sucesso da terceirização. "Hoje temos um acompanhamento quinzenal de uma nutricionista que faz todo o cardápio de acordo com as necessidades dos alunos", garantiu.

"Sobre a contagem dos alunos em relação à quantidade de alimentos, nós, diretores, somos os responsáveis para saber o número exato. Para tanto, vamos de sala em sala para contar quantos alunos estão presentes. Baseado nisso, temos uma merenda escolar de maneira equilibrada, evitando o desperdício", explicou Leonardo Guimarães.

A professora Auridete Santana, diretora da Escola de Ensino Infantil Bebé Tiúba, enfatizou o comprometimento profissional da empresa terceirizada, assim como da equipe diretiva que atua como fiscal. "Sou a favor do que está sendo adotado atualmente, porque vejo meus alunos comendo alimentos com qualidade. Defenderei sempre essa terceirização, pois mudou a realidade da escola em relação à merenda. Com esse processo os diretores têm mais controle do que está sendo feito", disse.

"Nós temos tudo anotado. O diretor tem um controle maior de todo o estoque. Sabe exatamente o que está sendo feito, pois temos um dialogo aberto com empresa responsável. Tão importante quanto esse trabalho é a participação da comunidade escolar, que tem informações completas sobre o cardápio a cada 15 dias", informou o diretor Leonardo Guimarães.

"O que tínhamos antes era muito complicado. O próprio diretor, mesmo sem conhecimento sobre alimentação, era quem tomava as decisões na cozinha. Tínhamos que decidir o que fazer ou não. Pensar nisso é um retrocesso", comentou Cris Souza, diretora da EMEF Alencar Cardoso. "Nas reuniões faço questão de dizer aos pais que visitem a cozinha no dia e hora que desejarem", completou.

"A terceirização da merenda escolar foi um avanço. Hoje temos muito que comemorar. Dinamizou a escola em todos os aspectos. O diretor agora tem mais tempo para preocupar-se com questões pedagógicas e outros assuntos. O cardápio está sendo cumprido fielmente a todas as recomendações do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Só temos o que comemorar", registrou Leda Maria, diretora da EMEF Berenice Campos.

Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu estabelecer o prazo de 30 dias para que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) começar a fiscalizar as quantidades contidas nos pratos servidos aos alunos da rede municipal.

*Com informações da Agência Aracaju

Fotos: Walter Martins/AAN

Mais Notícias de Cotidiano
Gabriel Ribeiro/F5 News
02/05/2024  18h20 Aracaju registra 58 mm de chuva e doze chamados para a Defesa Civil
Dentre os incidentes reportados, houve 4 casos de alagamentos em diferentes bairros
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à inflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado