Meteorologia alerta para chuvas intensas no Nordeste até o dia 24 | F5 News - Sergipe Atualizado

Clima
Meteorologia alerta para chuvas intensas no Nordeste até o dia 24
Previsão indica predomínio de tempo úmido e com chuvas em grande parte da região
Cotidiano | Por F5 News 17/04/2024 18h00


Os centros de meteorologia dos estados do Nordeste emitiram uma nota conjunta nesta quarta-feira (17), alertando para a previsão de chuvas intensas na região até o dia 24 de abril. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas de Sergipe (Semac) informou que tem acompanhado de perto as condições meteorológicas e emitido boletins para manter a população informada sobre a previsão do tempo em todo o estado.

Segundo a nota conjunta, a partir de quinta-feira (18/04) até quarta-feira (24/04), espera-se um período de tempo predominantemente úmido e com chuvas em grande parte do Nordeste, especialmente na faixa leste que abrange desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e na faixa norte do Ceará até o Piauí. Também são previstas chuvas no interior da região, principalmente no centro-sul do Ceará, oeste da Paraíba e centro-norte do Piauí.

Durante o próximo dia 18, quinta-feira, um sistema frontal deverá avançar pelo extremo sul da Bahia, contribuindo para intensificar o fluxo de umidade no leste da região. Entre os dias 19 e 20, essa configuração sinótica poderá resultar em chuvas intensas entre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas.

No período de 21 a 24, o aumento do fluxo de umidade do oceano para o continente e uma maior intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) podem favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste, com destaque para Sergipe e Alagoas, onde volumes mais expressivos podem ser registrados. Também não são descartados volumes significativos em outras áreas da região.

Devido às incertezas e variações nos modelos de previsão do tempo, é recomendado que a população acompanhe diariamente as atualizações das previsões e os avisos meteorológicos emitidos pelos órgãos competentes.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Ilustrativo/ PRF
30/04/2024  11h35 PRF inicia campanha Maio Amarelo, com ações educativas de trânsito
Vídeo: Investigado por crimes em Goiás e Paraíba é preso em Aracaju
30/04/2024  11h05 Vídeo: Investigado por crimes em Goiás e Paraíba é preso em Aracaju
Divulgação SSP
30/04/2024  10h49 Polícia prende quinto envolvido em homicídio em Socorro
Mário Sousa/ Agência Sergipe
30/04/2024  10h20 Plano de Ação otimiza procedimentos cirúrgicos ortopédicos no HUSE
BPRv/Divulgação
30/04/2024  09h50 PC conclui inquérito do acidente que vitimou cinco pessoas em Lagarto

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado