Microcefalia: com mais de 70 casos,Sergipe decreta estado de emergência | F5 News - Sergipe Atualizado

Microcefalia: com mais de 70 casos,Sergipe decreta estado de emergência
Cotidiano 01/12/2015 11h19


Por Will Rodrigues e Fernanda Araujo

O governo de Sergipe decretou nesta terça-feira (1º) situação de emergência em saúde pública por conta do aumento dos casos de bebês que nasceram com a microcefalia no estado este ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde já são 78 crianças com a malformação do crânio nascidas nas maternidades sergipanas. A doença foi notificada em Aracaju e outros 37 municípios sergipanos.

Nessa segunda-feira (30) foi registrada a primeira morte de um recém-nascido com a suspeita da microcefalia em Sergipe. Além desse, o Ministério da Saúde investiga seis casos de mortes de crianças com microcefalia, supostamente relacionadas ao vírus zika. No sábado (28), o Ministério confirmou a relação entre o vírus e casos de microcefalia. Exames feitos em um bebê nascido no Ceará com microcefalia e outras malformações congênitas revelaram a presença do vírus em amostras de sangue e tecidos.

O secretário de Estado da Saúde, José Sobral, destaca que é o momento de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite além da dengue, o vírus Zika e a chikungunya, uma vez que 28 municípios de Sergipe estão em estado de alerta e três em alto risco quanto à infestação do vetor. “Estamos em guerra contra o Aedes Aegypti. Precisamos da ajuda da população nesse combate. Se o mosquito pode matar, ele não pode nascer”, observa.

O governador Jackson Barreto informou que o Ministério da Saúde já anunciou a liberação de recursos para os estados e municípios poderem trabalhar no combate ao mosquito, mas ainda não foi definido os valores para cada um. “Temos que ter responsabilidade, travar uma verdadeira guerra contra este mosquito, pois o que está em jogo são as futuras gerações”, reforçou o governador ao anunciar que as Secretarias de Estado da Educação e da Inclusão Social também estarão engajadas na campanha. “Cada ente fazendo a sua parte, vamos sair vitoriosos dessa guerra”, acentuou.

O governador também baixou uma portaria declarando Situação de Emergência. A portaria estadual especifica as ações a serem empreendidas em Sergipe para combater o Aedes aegypti e monitorar os casos de microcefalia. 

De acordo com Sobral, será criado um grupo de trabalho de enfrentamento dos casos composto por equipe técnico-científica, consultiva, multiprofissional e interinstitucional, congregando instituições da sociedade civil organizada e governamental. Também será elaborado e publicado protocolo clínico e epidemiológico para orientação dos profissionais das maternidades e unidades de referência que servirá de base para todas as demais redes de assistências, sejam públicas ou privadas, atuantes na área materno infantil.

Ele disse que a portaria ainda estabelece que o Estado vai acompanhar e apoiar a investigação epidemiológica, em parceria com os municípios, Ministério da Saúde e instituições de pesquisa em busca da identificação das possíveis causas do aumento de casos de Microcefalia. No momento encontra-se em Sergipe uma equipe do Ministério da Saúde acompanhando e investigando os casos.  

Também está estabelecido que será definido o fluxo de atendimento, diagnóstico, vigilância e acompanhamento dos recém-nascidos com microcefalia.    

O secretário da Saúde afirmou que para combater o mosquito o governo criou a Brigada Estadual e já está com 17 carros fumacê à disposição para aplicação de UBV nos municípios em estado de alerta e com alto risco de infestação pelo mosquito. Também serão capacitados os agentes de endemias e coordenadores de vigilância em saúde dos municípios para combater as endemias e reduzir as subnotificações.

Ele disse que o Laboratório Central (Lacen) fará busca ativa, realizando coletas tempestivas em municípios suspeitos de infestação, a fim de comprovar a presença das principais arboviroses e com isso aumentar a notificação e possibilitar um melhor planejamento. O Lacem também vai fazer os testes de detecção do vírus Zika para acelerar o diagnóstico. Para tanto, uma equipe sergipana já está sendo treinada no Instituto Evandro Chagas, no Pará.

Campanha

Para o sucesso do combate do mosquito, o secretário afirmou que é preciso a participação da sociedade nessa cruzada. Para tanto, será realizada uma grande campanha de prevenção com alerta à população com distribuição de kits com material educativo. Esse material será encaminhado pelo MS para os estados.

“A prevenção é a única arma contra a doença. Precisamos da colaboração de todos. As ações de combate se darão no território municipal, portanto, é importante o engajamento das prefeituras fazendo a sua parte. Com diz a campanha do Ministério da Saúde que vai ao ar: como o mosquito da dengue pode matar, ele não pode nascer”, concluiu.  

Foi publicado nesta terça pela Secretaria da Saúde de Aracaju o decreto de situação de emergência por conta da microcefalia e, nesta quarta-feira (2), o secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, apresenta as medidas adotadas pela Prefeitura de Aracaju, no combate ao mosquito Aedes.

Fotos: Fernanda Araujo/F5 News

​*Matéria Atualizada às 15h36 para acréscimo de informações da Agência Sergipe

 

Mais Notícias de Cotidiano
Emsurb/ Ascom
05/05/2024  10h00 Trânsito ficará meia pista na avenida Tancredo Neves nesta segunda-feira (6)
Será aplicada uma segunda camada de asfalto no sentido Beira Mar da via
Arthuro Paganini/Secom
05/05/2024  09h43 Estações meteorológicas em 40 municípios devem monitorar situações de risco
Governo prevê que instrumentos tornarão mais eficaz a prevenção aos efeitos da chuva
Freepik
05/05/2024  07h30 Ovos: saiba o que acontece com o corpo se comer a proteína diariamente
Uma das fontes de proteína animal mais acessíveis, ovo traz benefícios variados para a saúde
Reprodução Redes Sociais
04/05/2024  21h47 Incêndio em subestação deixa 20 mil casas sem energia em Porto da Folha (SE)
Energisa informou que 50% dos clientes já tiveram o fornecimento reestabelecido
Divulgação PM
04/05/2024  21h09 Dois homens morrem em confronto com o Pelotão da Caatinga
Suspeitos teriam tentado realizar um assalto e fugiram de bloqueio policial

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado