Milhares de peixes aparecem mortos no Rio do Sal, em Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Milhares de peixes aparecem mortos no Rio do Sal, em Aracaju
Vídeo nas redes sociais mostra peixes boiando; pescadores se dizem preocupados
Cotidiano | Por Aline Aragão 28/10/2021 18h31 - Atualizado em 28/10/2021 20h54


Milhares de peixes apareceram mortos na quarta-feira (27), no Rio do Sal, no bairro Bugio, na zona Norte de Aracaju. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra os animais boiando. 

Pescadores artesanais aventaram a hipótese de a mortandade ter sido provocada por algum produto usado em viveiros de camarão que ficam nas proximidades, o que não foi descartado pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema). Segundo a assessoria de Comunicação do órgão, uma equipe inspecionou o local e encaminhou a análise da água, para detectar qual substância provocou a redução do oxigênio que causou a morte dos peixes. 

Ainda conforme a Adema, está em curso um trabalho investigativo para que o órgão possa encaminhar às autoridades na esfera criminal potenciais responsáveis pelo dano, já estabelecido como fruto de ação humana. "Aquele tipo de mortandade não está atrelado a nenhum fenômeno natural", diz a assessoria, reforçando a suspeita dos pescadores da região. "Acredita-se que algum tanque que foi limpo acabou contaminando [o rio], naquele momento de dinâmica da maré, e levando aqueles peixes à morte", antecipa o órgão.

Pescadores que vivem da atividade para sustentar a família estão preocupados com a situação e revelam que essa não é a primeira vez que a mortandade de peixes acontece na região. Em janeiro do ano passado, moradores do bairro Soledade, também na Zona Norte, relataram o mesmo problema. 

A Adema informou ainda que, uma vez identificado o responsável pelo ato infracionário, este responderá administrativamente, com imposição de multa pecuniária, e criminalmente, nos termos da legislação ambiental vigente.

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Agência Sergipe
26/04/2024  12h00 Profissionais e clínicas credenciadas podem paralisar serviços do Detran
Lally Alves/Divulgação
26/04/2024  11h30 Adoção de Estimação e Aju Animal realizam collab neste sábado
Rogério Vidmantas/Prefeitura de Dourados
26/04/2024  10h10 Sergipe vai receber 56 mil vacinas contra dengue; saiba para quais municípios
Divulgação
26/04/2024  09h21 Conheça alimentos que ajudam no combate a hipertensão arterial
Jorge Henrique/SSP-SE
26/04/2024  08h48 Membros de associação autorizada a cultivar maconha medicinal são presos em SE

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado