Ministro da Cultura visita Acese nessa sexta-feira, 25 | F5 News - Sergipe Atualizado

Ministro da Cultura visita Acese nessa sexta-feira, 25
Convite partiu do deputado federal André Moura
Cotidiano | Por Acese 24/05/2018 15h45 - Atualizado em 24/05/2018 15h47


À convite do deputado federal André Moura, líder do governo no Congresso, o Ministro da Cultura Sérgio Sá Leite fará visita à sede da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese) na próxima sexta-feira (25), às 15h30, data em que a entidade celebra os 146 anos de existência.  Na ocasião, o presidente da Acese, Marco Aurélio Pinheiro, juntamente ao seu corpo diretivo e conselheiros, apresentará o projeto de revitalização do prédio histórico, cujo objetivo é  transformar a Associação em uma entidade autossustentável, através da ocupação inteligente, com a criação de espaços para entidades e serviços complementares ao empresariado, hall cultural e cafeteria.

Revitalização

O projeto contempla readequação de layout interno, criação de espaços, relocação da área administrativa, desenvolvimento de layout mais eficiente; criação de banheiros acessíveis (e na quantidade correta para atendimento ao público), alocação de plataforma elevatória na parte externa com acesso interno coberto, garantindo total acessibilidade ao edifício, revitalização de estrutura e pintura, desenvolvimento de iluminação interna para galeria como também iluminação dimensionada e iluminação cênica do edifício.

História

Na época de sua fundação, em 26 de maio de 1872, a cidade de Aracaju tinha apenas 17 anos, possuía pouco mais de cinco mil habitantes e cerca de 50 casas comerciais. Os empresários desejavam redução de tributos, acesso a crédito e melhoria na infraestrutura ferroviária e portuária. Por esses motivos, se reuniram em uma associação que denominaram de Associação Comercial de Sergipe.

Na década de 60, a Acese abraçou uma das mais importantes e vitoriosa campanha pela permanência da sede da Região Produtora do Nordeste da Petrobrás(RPNE), em Sergipe, e não em Alagoas. A Associação não só se notabilizou pelo comprometimento com as causas relacionadas à classe, mas também com temas relacionadas ao desenvolvimento econômico, e sempre se posicionando em relação a temas relevantes da agenda sergipana nos aspectos sociais e econômicos e o faz até hoje.

Em meados de 2000, sentindo a necessidade de discutir e oferecer propostas para a promoção do desenvolvimento econômico e social de Sergipe, estimular o despertar da consciência de toda a sociedade sergipana para as potencialidades do estado e lutar pelo fortalecimento da atividade empresarial, alguns presidentes e diretores de entidades empresariais, liderados pelos diretores da Acese, Ancelmo de Oliveira, Jorge Santana e Fernando Carvalho, constituíram o Fórum Empresarial de Sergipe, entidade que firmou-se ao longo dos anos e tem sua administração estabelecida desde sua fundação na sede da Acese.

Nos anos de 2005 e 2006, houve uma intensa mobilização encabeçada pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), e a Acese se engajou na Frente Empresarial pela aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, sancionada em dezembro de 2006, e Sergipe sendo junto com o Paraná, pioneiros na regulamentação do que se convencionou chamar de Estatuto das Micro e Pequenas Empresas no país.

Outras importantes conquistas foram a elevação do subteto estadual do Simples Nacional, a participação na proposição de políticas públicas de fomento à atividade empresarial e incentivo ao empreendedorismo e participação em causas relacionadas à fiscalização, tributação e desburocratização.

Durante a gestão do presidente Jorge Santana de Oliveira, a entidade mudou a denominação para Associação Comercial e Empresarial de Sergipe - Acese, se adequando à nomenclatura adotada pela Confederação e reformando o estatuto para consolidar o seu caráter apartidário. Mantendo com os dirigentes públicos,  uma interlocução crítica, respeitosa e colaborativa, contribuindo na formulação de políticas públicas adequadas e que promovam o desenvolvimento sócio-econômico de Sergipe.

Nesses 146 anos, a Acese construiu uma reputação de entidade forte, representativa, capaz de agir com determinação, firmeza e independência, a favor dos mais legítimos interesses do setor produtivo de Sergipe, fazendo a defesa sistemática da imagem do empresário como agente de transformação, cuja conduta deve estar sempre pautada na ética e na responsabilidade social.

Em 2018, na gestão de seu 47º presidente, Marco Aurélio Pinheiro Tarquínio, a Acese integra uma Confederação de 2.300 associações comerciais e empresariais, que congrega mais de dois milhões de empresários e se prepara para o caminho da autossustentabilidade com projeto de revitalização, que visa o uso inteligente de espaço e oferta de serviços que beneficiarão o empresariado e a população sergipana.

 

Mais Notícias de Cotidiano
Reprodução/ Arquivo pessoal
03/05/2024  17h49 Suspeito de racismo e LGBTfobia em lanchonete de Aracaju é intimado
Delegada solicitou as imagens das câmeras de segurança para auxiliar na identificação
Arthuro Paganini
03/05/2024  17h41 Chuvas em Aracaju: abril bate recorde e previsão é de mais precipitação em maio
Alagamentos triplicam e risco de colapso estrutural dispara em meio à clima instável
Jadilson Simões/Alese
03/05/2024  17h35 Justiça mantém condenação da primeira-dama de Simão Dias por transfobia
A pena privativa de liberdade foi substituída por uma restritiva de direitos
Lícia Menezes/ PMA
03/05/2024  17h31 Trânsito será alterado neste sábado para corrida na Orla de Atalaia
A previsão é que o fluxo seja totalmente liberado às 22h, na avenida Santos Dumont
Polícia Civil/Reprodução
03/05/2024  17h00 Suspeito de assalto se rende à polícia após fotos divulgadas em Aracaju
Ele se apresentou à delegacia e devolveu os aparelhos que foram roubados

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado