Moradores do 18 do Forte cobram novo destino para mercado desativado | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores do 18 do Forte cobram novo destino para mercado desativado
Emsurb diz que não há projeto do Município para o espaço
Cotidiano 26/08/2015 13h28


Por Fernanda Araujo

O Mercado Municipal Intendente Alcino Barros, do bairro 18 do Forte, zona norte de Aracaju (SE), inaugurado há 61 anos – em 1954 – funcionou até meados de 1997. Há vários anos, utilizado para a venda de vários produtos, atualmente o espaço está desativado. A situação ficou ruim assim que surgiram as feiras-livres das ruas Cabo Jordino e Xavier de Brito, conforme os moradores. Segundo o taxista e líder comunitário, Valter Jubiaba, já são 18 anos que o antigo mercado não é utilizado pela comunidade.

“Podia ser transformado em uma creche, posto de saúde ou barracão cultural. Há seis anos eles pintaram a parte interna e deixaram aí. O prefeito (João Alves Filho) nasceu aqui, é um bairro vizinho, parece que não sabem o que está acontecendo. Todos os prefeitos das últimas gestões abandonaram”, afirma Valter.

O morador critica ainda as condições das portas e janelas do espaço, e também denuncia que funcionários do mercado estão sendo pagos sem trabalhar. “O dinheiro do povo está sendo gasto a toa, ai tem funcionário de limpeza, diretor e servente ganhando dinheiro sem fazer nada. Eu creio que eles não pagam pelo espaço”, acredita. Valter teme que o mercado se transforme em área privada.

Responsabilidades

F5 News entrou em contato com a assessoria de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb) e a informação passada foi de que a Prefeitura de Aracaju não tem mais interesse no prédio, sendo que a responsabilidade cabe à Secretaria de Estado do Planejamento. Pela assessoria da Secretaria, foi dito que essas questões não são de responsabilidade do órgão e que verificasse com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Pela Emsurb, foi confirmada a responsabilidade pelo antigo prédio. Segundo a assessora Shis Vitória, algumas áreas do mercado foram alugadas por pessoas da comunidade para utilizar em atividades fins, como salão de beleza e oficina.

A empresa explicou ainda que o espaço do antigo mercado dá suporte à feira-livre que é realizada aos sábados, pela manhã, em torno do estabelecimento. “As pessoas utilizam a parte hidráulica para pegar água e utilizar os sanitários. Foi feito uma reforma do telhado e dada toda estrutura da parte hidráulica, recentemente”, disse a assessora.

Até o momento, não há projeto do Município para o espaço. A informação dá conta de que o vereador Valdir Santos (PT do B) pretende torná-lo em um centro cultural, o projeto está em tramitação e aguarda decisão do prefeito João Alves Filho. 

Fotos: Fernanda Araujo

Mais Notícias de Cotidiano
Michel de Oliveira/PMA
02/05/2024  17h55 Rodoviários recebem aumento de salário superior à nflação, festeja Sinttra
Por outro lado, há empresas de transporte público com salários atrasados
SES Sergipe
02/05/2024  17h38 Secretaria de Saúde amplia oferta de vacina influenza para toda população
MS recomenda que toda a população não vacinada procure uma Unidade Básica de Saúde
CBMSE/Reprodução
02/05/2024  17h09 Acidente entre micro-ônibus e uma carreta na BR-101 deixa três feridos
Ainda não há informações sobre causas do acidente e o estado de saúde das vítimas
BPRv/ Diulgação
02/05/2024  17h08 Oito pessoas são vítimas de acidente na SE- 230, em Nossa Senhora da Glória
Nenhuma morte foi registrada e os envolvidos foram conduzidos ao hospital
Pixabay/Ilustrativa
02/05/2024  16h32 Suspeito de tentar matar companheira a facadas é preso em Aracaju
Ele teria atingido a vítima com golpes na barriga e nas costas e fugido em seguida

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado