Moradores do Bairro São Conrado fazem manifestação reivindicando posto de saúde
Eles reclamam da mudança da unidade de saúde Humberto Mourão, que foi transferida Cotidiano | Por F5 News 06/12/2023 18h36 - Atualizado em 06/12/2023 19h07No fim da tarde desta quarta-feira (6), uma manifestação popular teve início na avenida José Carlos Silva, nas proximidades do bairro São Conrado, em Aracaju. A mobilização resultou em lentidão no trânsito, com bloqueios temporários, impactando a circulação de veículos na região.
O grupo de manifestantes reivindica a instalação de um posto de saúde no bairro, apontando a necessidade desse serviço para atender às demandas locais de saúde. Eles reclamam da mudança feita na unidade de saúde Humberto Mourão, que foi transferida.
Diante desse cenário, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) enviou agentes para coordenar o fluxo de veículos e garantir a segurança durante o protesto. A orientação para os motoristas é utilizar rotas alternativas enquanto a situação persistir.
Além da avenida José Carlos Silva, a avenida José Francisco da Fonseca, no retorno próximo ao GBarbosa, também foi bloqueada em decorrência da manifestação, aumentando a complexidade do trânsito na região.
SMS
No início da noite, a Secretaria Municipal de Saúde enviou ao F5 News a nota cuja íntegra está a seguir:
"A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) compreende a insatisfação da população quanto à construção da Unidade de Saúde da Família (USF) Humberto Mourão, no bairro São Conrado, no entanto, ressalta que, no momento em que precisou ser desativada, em 2021, foi devido a um problema estrutural que poderia comprometer a segurança de todos os usuários.
Desde então, a SMS tem buscado recursos para a construção da nova unidade, recursos estes que giram em torno de R$3 milhões. Os esforços em torno de recursos seguem e têm sido uma das prioridades da SMS, inclusive com a busca de emendas parlamentares para tal construção. Informa, também, que já existe regularização do terreno com emissão de escritura, projeto arquitetônico e executivo prontos.
A Secretaria reforça que a assistência aos usuários não tem deixado de ser feita, sendo que os serviços estão sendo ofertado na USF Geraldo Magela, no mesmo bairro".
Matéria atualizada para acréscimo de informações