Moradores do Jabotiana sofrem com enchentes no Largo da Aparecida | F5 News - Sergipe Atualizado

Moradores do Jabotiana sofrem com enchentes no Largo da Aparecida
Subida da lâmina d’água na região gera transtornos com cheias do rio Poxim-Mirim
Cotidiano | Por Saullo Hipolito 21/05/2020 09h18 - Atualizado em 21/05/2020 20h54


As fortes chuvas que atingiram Sergipe nos últimos dias têm causado problemas em todas as regiões. Quase um ano depois, as enchentes na região do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana, em Aracaju, voltam a causar problemas aos moradores da área. Desde às 17h da quarta-feira (20), os residentes estão sendo removidos da localidade em um trabalho preventivo, mas, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, algumas famílias têm resistido.

A situação é diferente da encontrada em meados de julho do ano passado, quando centenas de moradores da região tiveram danos materiais, mas é preocupante, de acordo com a Defesa Civil de Aracaju. Esse problema é causado pelas cheias da barragem do Poxim, devido ao acumulado de chuva das últimas 48h, que soma 100 mm, e o volume contabilizado durante o mês, que já soma 225 mm. Com isso, a barragem verteu.

“A maior influência na inundação vem do rio Poxim e das chuvas que caíram em suas cabeceiras, nas cidades de São Cristóvão, Nossa Senhora do Socorro e Itaporanga D’Ajuda”, disse o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Ao ser questionado sobre a ocorrência do problema em menos de um ano, ele ressaltou que a questão “é complexa”, que passa pelo problema do rio.

“A região do Largo da Aparecida, no Jabotiana, tem relevo muito baixo, há um grupo de estudos entre Emurb e o pessoal do bairro para encontrar soluções, mas isso não acontece de forma imediata, tem que envolver outros municípios, o que deixa complexo. Deve contar com o apoio de verbas governamentais, com verba específica para isso”, afirmou.

De acordo com o secretário, cerca de 28 adultos e 20 crianças já foram deslocadas para um hotel da capital. A medida é diferente da adotada no ano passado, quando as famílias foram alocadas em Centros de Referência de Assistência Social (Cras), devido à prevenção contra o Novo Coronavírus (Covid-19). Ainda conforme a Secretaria, a capacidade total de pessoas no hotel é de 350.

"Nos antecipamos à situação. Recebemos o alerta da Defesa Civil e, após uma reunião com o Comitê de Gerenciamento de Crise, decidimos retirar essas pessoas de suas residências e levá-las para um lugar seguro para evitar aglomerações por conta da pandemia do novo coronavírus. Os pertences dessas famílias serão recolhidos pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos, a Emsurb,  e levados para um galpão da secretaria", explicou a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos.

Outras cidades

Em Laranjeiras, onde houve transbordamento do rio Poxim, as pessoas voltam às suas casas e contabilizam o prejuízo. De acordo com a Prefeitura do município, apenas três famílias estão desabrigadas no momento por causa dos danos às residências. A lâmina d’água baixou na última quarta-feira (20) na região.

Em São Cristóvão, outra cidade muito afetada pelas chuvas e pela alta do rio Poxim, F5 News entrou em contato com a Prefeitura para buscar informações,  mas não conseguiu retorno até o momento.

Previsão do tempo

Em conversa com o F5 News, o meteorologista Overland Amaral disse que o acumulado de chuva para o mês de maio em Sergipe está acima da média. Confira o que ele diz sobre os próximos dias.

 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
SES Sergipe
21/05/2024  16h40 Prefeitura reforça os pontos de vacinação para todas as idades em Aracaju
SSP/Ilustrativa
21/05/2024  16h20 Homem é preso em Japoatã após agredir esposa e tentar atacar vizinho
Redes Sociais/Reprodução
21/05/2024  16h18 Homem é encontrado morto com marcas de tiros e facadas em Lagarto
Divulgação
21/05/2024  13h52 Funcaju promove evento afrorreligioso entre os dias 23 e 31 de maio
Ascom Ipesaúde
21/05/2024  12h01 Cirurgias eletivas voltam a ser autorizadas no Ipesaúde a partir de 1º de julho

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado