Motoristas reclamam do trânsito nos acessos para a Zona Sul de Aracaju | F5 News - Sergipe Atualizado

Transtorno
Motoristas reclamam do trânsito nos acessos para a Zona Sul de Aracaju
Duas pontes passam por reformas simultâneas, gerando congestionamentos diários
Cotidiano | Por Antonio Cardoso 03/09/2022 09h00


Os moradores da Zona Sul de Aracaju têm reclamado usualmente sobre os acessos para a região, nos quais as pontes passam por reformas que, em determinados horários, geram um caos no trânsito.  

“Quanto custa o combustível do contribuinte? Quanto custa o tempo do cidadão?”, questiona um leitor do F5 News, que pediu anonimato por ser funcionário público. Ele entrou em contato com a redação indignado com o engarrafamento no entorno da ponte Godofredo Diniz, que liga o bairro Coroa do Meio à 13 de Julho.

A estrutura passa por reformas de recuperação da via de pedestres, visando a segurança dos transeuntes, mas os congestionamentos se tornaram uma rotina indesejável aos motoristas.  

O transtorno aumenta em função de uma outra obra próxima, esta a cargo da Sergipe Gás (Sergás), ainda na avenida Delmiro Gouveia, que toma uma faixa da via, causando lentidão no fluxo de veículos, ou ainda sua interrupção.  

“Você leva mais de uma hora e meia para passar em um trecho, para passar por essa agonia no horário de almoço”, disse o leitor do portal, revoltado com a situação que enfrenta diariamente.

Como se não bastasse, a ponte Juscelino Kubitschek na Farolândia, outra via de acesso à Zona Sul, passa por obras de ampliação, simultaneamente às realizadas na Godofredo Diniz. 

A urbanista e arquiteta Clarisse Almeida questionou o porquê das intervenções paralelas nas duas pontes, em sua coluna no F5 News, numa análise sob o título “Bom senso, para que te quero?”. 

“Assim que começaram as obras na primeira, uma inteligência superior começou a obra na outra!”, disparou a colunista. “Ninguém pensou nas consequências dessa decisão? Não poderiam interditar à noite, ou em horários de menor fluxo? Onde está o planejamento?”, pergunta. 

Resposta do poder público

F5 News buscou o posicionamento da Prefeitura de Aracaju, que se manifestou por meio de nota. "As obras de ampliação da ponte Juscelino Kubitschek, no bairro Farolândia, e as de recuperação de passeios e guarda-corpos da ponte Godofredo Diniz, na Coroa do Meio, são necessárias e fundamentais à melhoria da mobilidade urbana e para proporcionar mais comodidade a condutores, pedestres e ciclistas”, disse. 

A administração municipal reconhece que a execução dos serviços pode ocasionar transtornos momentâneos e alega que, de modo a minimizá-los, informa à população antecipadamente sobre eventuais bloqueios temporários (parcial ou total) dessas vias. 

Também procurada por F5 News, a Sergás afirmou que a obra feita na avenida Delmiro Gouveia é necessária, por se tratar da ampliação do canal que aumentará a capacidade de fornecimento para a região do bairro Coroa do Meio. 

Além disso, a Sergás alega que as obras ocupam “a menor faixa possível da via, para ocasionar o menor transtorno para a população”. 
 

Edição de texto: Monica Pinto
Mais Notícias de Cotidiano
Defesa Civil
15/05/2024  20h43 Governo faz relatório buscando soluções de problemas das chuvas em Sergipe
Divulgação
15/05/2024  19h00 CASACOR Sergipe anuncia datas de sua quarta edição
Ilustrativa
15/05/2024  18h12 Suspeito de estupro de vulnerável é preso em Riachão do Dantas
Daniela Luquini/ Apex Brasil
15/05/2024  18h06 "Somos gigantes na matriz energética", destaca Fábio na Comissão da União Europeia
PRF/ Reprodução
15/05/2024  18h05 PRF fiscaliza ônibus escolar adulterado na BR-101 em Nossa Senhora do Socorro

F5 News Copyright © 2010-2024 F5 News - Sergipe Atualizado